Presidente da Ematerce cumpre missão da SDA Em Pau d’ Arco
2 de janeiro de 2012 - 03:00
Apesar do esforço governamental em implementar políticas públicas, voltadas para a construção de sistemas de abastecimento d’água, para atender comunidades da zona do polígono da seca, no Nordeste brasileiro, em algumas comunidades do Estado do Ceará, a população aguarda com ansiedade esse importante beneficio. Entre as remanescentes, estão os moradores da comunidade de Pau d’Arco, distante 37 km da sede do município de Madalena, Sertão-Central do Estado.
Cerca de cinqüenta e seis famílias se organizaram na Associação Comunitária Nossa Senhora de Fátima do Pau D’arco. Conta o presidente da entidade, o agricultor José Leandro da Silva, 64 anos, que a principal reivindicação é a construção de um açude, para abastecer a população, que gira em torno de mais de duzentas pessoas, com água para o consumo, além do excedente para a execução de pequenos projetos de irrigação.
(Maria Alice Alves da Silva cuida da pequena horta – Img. Crisanto Teixeira)
No dia 30 de dezembro de 2011, o presidente da Ematerce, Engrº Agrº José Maria Pimenta, em missão especial, atendendo a determinação do Secretário Estadual do Desenvolvimento Agrário, Engrº Agrº Nelson Martins, visitou a comunidade de Pau D’arco, para ver de perto o problema, conversar com as lideranças e estudar a execução da obra de construção do sonhado açude.
Na oportunidade, o presidente da Associação Comunitária Nossa Senhora de Fátima, agricultor José Leandro da Silva, denunciou que, há vários dias, o carro-pipa não aparece, para abastecer a comunidade, o que vem causando transtornos a todos os que fazem uso da água para o consumo diário. “Ainda temos, em mãos, oito tickets, o que corresponde a oito carradas d’água a que temos direito, conforme estabelecido pelo Exército e a Defesa Civil, mas o responsável pela água sumiu”, disse José Leandro.
O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, acompanhado dos agricultores, foi até o local escolhido para a construção do reservatório d’água. À medida que caminhava, por entre a vegetação da caatinga, Pimenta era colocado a par de como os agricultores esperam que seja executado o tão esperado açude, com base nos levantamento que foram executados.

(José Maria Pimenta visita a comunidade de Pau D’Arco em Madalena-CE – Img. Crisanto Teixeira).
“Gente, estou aqui em nome do Secretário Nelson Martins, empenhado em resolver, em definitivo, o problema de abastecimento da comunidade de vocês, e vamos trabalhar por parte; primeiro, o açude; depois, a construção do sistema de abastecimento, para levar água encanada para todas as 56 casas da comunidade, além da escola e do galpão comunitário. Essa é a intenção do secretário e do governador Cid”, explicou Pimenta. (Jornalista Crisanto Teixeira, lotado no escritório regional da Ematerce em Quixeramobom-CE).
Memorial descritivo da obra a ser executada:
Açude de terra compactada.
Medida da largura da parede base inicial (saia da parede) 40 metros.
Medida da largura da parede final (coroamento) 4 metros.
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872