O presidente da Ematerce afirma: açudes aumentam chuvas nos municípios

5 de janeiro de 2012 - 03:00

O presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta, concedeu entrevista ao jornal Diário do Nordeste, edição de quinta-feira, 5, sobre uma pesquisa que vem realizando (estudo técnico), que atesta que o acúmulo de água, nos grandes açudes, contribuem para o aumento dos índices pluviométricos nos municípios cearenses ao longo dos anos.

 

 

Natural de Quixeramobim, Pimenta afirma que a alta foi superior a 18%, naquele município, isso num intervalo de tempo de oito anos, antes e depois da construção do açude Castanhão. Ressaltou que o reservatório foi construído em 2004 e o maior do Ceará com capacidade para acumular 6,7 bilhões de metros cúbicos. Acrescentou que, em Quixeramobim, entre 1996 e 2003, foram registrados, no citado município, em média de 654 milímetros. Entre 2004 e 2011, a média pluviométrica foi de 772 mm, havendo, portanto, um aumento de 18%.

 

 

Por último, o dirigente da Ematerce afirmou: “Os dados confirmam que água atrai água e que seu levantamento, em oito anos, é suficiente, para apontar uma tendência de crescimento do índice pluviométrico, no município, por influência do Castanhão”. Pimenta assegura, ainda, que há influência de grandes espelhos d’água na formação de microclima. Adiantou que, em Israel, a área de faixa litorânea de 50km chove bem mais do que em outras localidades. “Onde há água, o clima é alterado para melhor.”

 

 

Para ele, a agricultura de sequeiro – que depende, exclusivamente das chuvas – é favorecida em áreas de influência de grandes açudes, no Ceará, reduzindo perdas do plantio, além de contribuir para melhor distribuição geográfica da chuva. Garante o presidente da Ematerce que os estudos continuarão e que, no período de 50 anos, haverá uma leitura que permitirá fazer melhor comparação entre a pluviometria antes e depois da construção do açude Castanhão.

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872