Ematerce: Engº Agrº José Maria Trévia publica mais um livro

6 de janeiro de 2012 - 03:00

O Engenheiro Agrônomo, escritor e poeta José Maria Sousa Trévia, lotado no escritório estadual da Ematerce, no setor de Licitação, publica mais um livro, intitulado Histórias Que Meu Pai Contava. Trata-se, na realidade, de narrativas que, como filho, ouvia do seu inesquecível pai, algumas delas ocorridas na Fazenda Avarzeado, onde o escritor-poeta nasceu, ou seja, no município de Tamboril.

 

O livro, numa linguagem escorreita e de fácil leitura, é a comprovação da promessa ao genitor,  pois gostava de ouvir as narrativas daquele que, em vida, deu-lhe régua e compasso e foi um pai, marido e profissional exemplar, além de ter sabido educar a prole, que seguiu à risca os conselhos paternos, orgulho para quantos com ele conviveram.

 

 

 O colega e amigo Trévia, como é tratado, carinhosamente, por quantos trabalham na Ematerce, esmerou-se em registrar, num livro, de 147 páginas, textos agradabilíssimos, dentre os quais destacamos: Com Muito Amor; Um Homem Singular; No Fundo do Poço; A Botija do “Seu” Dodô; O Medroso e o Defunto; Oito Latas de Banha; Divinos Mistérios; o poema Ao Sport Club e tantos outros.

 

 

 PERFIL DO ESCRITOR-POETA

 Nasceu, no dia 14 de junho de 1947, na Fazenda Avarzeado, município de Tamboril, lugar, onde segundo ele, seus pais residiram, durante dois anos, e de onde retomaram o caminho de volta para Camocim. Na época, tinha, apenas, seis meses de idade. Anos depois, formou-se em Agronomia, no ano de 1976, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e voltou aos sertões, exercendo a profissão e, como disse textualmente, “Jamais deixei de volver o olhar, com as mais ternas lembranças, ao porto aonde ancorei os sonhos de minha juventude”.

 

Ressalte-se que, há 35 anos, tem dedicado parte de sua existência e competência profissional ao Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), empresa pública estadual, na qual exerceu várias funções, dentre as quais na Assessoria de Comunicação da empresa, como redator e apresentador do programa radiofônico, semanal, “A Terra e o Homem”, veiculado por 58 emissoras do interior cearense. Atualmente, presta relevantes serviços à Ematerce no setor de Licitação.

 

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872