Seminário do Agronegócio em Maranguape

24 de janeiro de 2012 - 03:00

O presidente da Ematerce, Engrº Agrº José Maria Pimenta, participou, no final de semana, no Columinjuba Clube, zona rural do município de Maranguape, região metropolitana de Fortaleza-CE, do I Seminário de Agronegócio e Agricultura Familiar de Maranguape. O evento foi realizado pelo Idema – Instituto de Desenvolvimento de Maranguape- que é coordenado pelo economista Narcélio Gomes de Matos e o empresário Walfrido Abreu Machado. Apadrinharam o encontro o deputado estadual Lucílvio Girão e o deputado federal Raimundo Gomes de Matos.

 

 

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA) participou com suas empresas vinculadas: Ematerce, Idace, Adagri, Ceasa e o Agropolo. Dentre os assuntos abordados pelo Engrº Agrº Itamar Lemos, da SDA, foram: as metas do Governo do Estado para 2012; a regularização fundiária; o crédito fundiário; a modernização da mandiocultura, projetos mandalas, Hora de Plantar, escarificação/descompactação de área, plantio direto na palha, cordões de pedra, barragem subterrânea, biodiesel do Ceará, cultivo protegido, irrigação com energia solar, projeto horo-sazonal, garantia safra e a revitalização da cajucultura, itens importantes dentro do contexto da agricultura familiar, construindo o desenvolvimento rural sustentável e solidário.   

 

O Engrº Agrº Marcos Peixoto, da SDA, abordou os temas, referentes ao Programa Leite Fome Zero, programa de aquisição e distribuição de tanques de resfriamento de leite, ovinocaprinocultura e apicultura. A técnica Claudia Barros abordou a sistemática de atuação, e os programas oriundos do São José III. Técnicos do Banco do Nordeste esclareceram os presentes sobre as condições de acesso ao crédito agrícola, em especial os Pronaf.   

 

 

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, fez uma abordagem histórica dos últimos 20 anos, relatando a situação vivida pelo homem do campo. Enfatizou que o setor rural vem recebendo especial atenção do governador Cid Gomes e do secretário Nelson Martins. “A pauta de exportação do Ceará traz destaque positivo, para a agricultura e a pecuária, dessa forma, abrindo mercado para todos os produtos; estamos avançando nos métodos, que nos proporcionem maior produtividade com menor custo para agricultura familiar”, concluiu José Maria Pimenta. (Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-CE).

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872