Milhã: concurso leiteiro no aniversário do município

6 de fevereiro de 2012 - 03:00

Milhã, Município pertencente à macrorregião do Sertão-Central do Estado do Ceará, foi emancipado, politicamente,  no dia 05 de fevereiro de 1985, pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, conforme Lei Nº 11.011, com introduções modificativas na Lei Nº 11.169 de 1986. De acordo com o censo do IBGE, em 2010, Milhã contava com 13.078 habitantes, distribuídos na zona rural com 7.109 e na zona urbana 5.969 moradores. O município é governado por José Cláudio Dias Oliveira, que está no segundo mandato.

No último final de semana, a prefeitura realizou programação festiva, constando de inaugurações de obras, eventos esportivos e sociais. Como ponto alto da festa de emancipação e por ter na vocação econômica a produção de leite bovino, foi realizado o 8º Concurso Leiteiro, contando com a participação de 23 pecuaristas. Segundo dados estatísticos da Secretaria Municipal de Agricultura, o rebanho bovino é estimado em 25.876 cabeças de gado, que alcançam a produção de 70 mil litros de leite dia, uma das mais altas médias do Estado, com 2.8 litros por animal, levando-se em conta o universo entre machos, fêmeas e suas crias.

Para o pecuarista Pinheiro Landim, Milhã possui alta produtividade de leite, graças às ações de incentivo ao criador. Ele conta que tudo foi iniciado, na década de 1980, graças à visão do empresário Luiz Prata Girão, proprietário do Laticínio Betânia, ao doar aos fazendeiros reprodutores bovinos, de alta linhagem e reconhecido padrão genético, recomendado à produção leiteira. “Nessas três décadas, na nossa fazenda Graciano, foi possível alcançar o maior crescimento, em termos de qualidade e potencial produtivo, reduziu o plantel e melhoramos a produção, essa ação acabou tornando-se uma pratica e vocação da Milhã”, destacou Pinheiro Landim.

 

 

No sentido horário, o prefeito, o presidente e o auditor da Ematerce e demais autoridades.

 

A introdução da inseminação artificial, como política pública, adotada pela prefeitura de Milhã, a partir da utilização de semens de linhagens, reconhecidas de alta produção leiteira, incluindo-se as raças Holandesas e Gir, possibilitando desse cruzamento uma raça mais rústica e adaptada às características climáticas do Ceará. “Em 2005, autorizamos a secretaria de agricultura implantar laboratório, comprar os kits de inseminação e contratar técnicos, para atuarem junto aos criadores; essa ação de incentivo à produção melhorou em muito a qualidade do rebanho e, por conseguinte, a produção de leite” comemora o prefeito Claudio Dias.

Visando fortalecer as ações de assistência técnica e extensão rural, o governador Cid Gomes, em parceria com a prefeitura, autorizou a implantação de um escritório da Ematerce em Milhã. Além das ações de prestar apoio à agricultura familiar, os extensionistas da Ematerce estão atuando na atividade da pecuária leiteira, aliando o conhecimento técnico à vocação do criador. “Estamos focados na atividade produtiva cearense, principal meta da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário, que tem a Ematerce como vinculada, e estamos testemunhando e comemorando essa evolução com os altos resultados apresentada neste concurso leiteiro de Milhã”, disse o presidente da Ematerce José Maria Pimenta.

Resultado do Concurso Leiteiro


(D) para (E), Jarles Cleanto Pinto da Silva, proprietário da vaca campeã, e o presidente da Ematerce. Fotos: Crisanto Teixeira

Depois de dois dias de ordenha competitiva, foi anunciado o resultado final do 8º Concurso Leiteiro de Milhã. Coordenado pelo secretário da agricultura, José Darlan Dantas Pinheiro, o evento chegou ao final em grande estilo, banho de leite e muita comemoração marcou o anúncio da grande campeã. Já era noite e centenas de pessoas aguardavam com expectativa a pesagem da última ordenha do dia, para ser conhecida a vaca de maior produção. Antes do anúncio oficial dos números, vaqueiros e criadores chegaram a prognósticos mais variados, cada um puxando a brasa para a sua sardinha.

Crisanto Teixeira – jornalista lotado no escritório regional da Ematerce em Quixeramobim-CE

————————————————————–
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872