Fetraf-Ceará e sindicatos filiados reúnem-se com dirigentes da Ematerce
16 de fevereiro de 2012 - 03:00
Da (D) para (E), o presidente da Fetraf-CE, Raimundinho do PT; o presidente em exercício da Ematerce, Itamar Teixeira; o assessor estadual do crédito rural, José Williame; o diretor técnico da Ematerce, Walmir Magalhães; e o gerente de planejamento da Ematerce, Tarciso Pinto.
A Federação dos Trabalhadores(as) da Agricultura Familiar (Fetraf-Ceará), representada pelo presidente Raimundo, mais conhecido por Raimundinho do PT, presidentes, dirigentes e associados dos Sindicatos Municipais dos Trabalhadores(as) da Agricultura Familiar (Sintraf-CE) reuniram-se, na manhã de quinta-feira, 16 de fevereiro, na sede do escritório central da Ematerce, com o presidente em exercício da empresa, Itamar Teixeira, o diretor técnico Walmir Severo Magalhães, os gerentes de Apoio Técnico e de Planejamento, respectivamente Cláudio Matoso e Tarciso Pinto, além dos assessores do crédito rural, José Williame, o gerente do núcleo de informática, Salustiano Sampaio, o analista de sistema, José Odair, e o assessor de comunicação e ouvidor, Antonio José de Oliveira.
Os trabalhos foram abertos pelo presidente da Ematerce, que deu as boas-vindas aos representantes dos(as) agricultores(as) familiares, informando-lhes que a reunião ocorria no dia em que o Serviço de Extensão Rural do Ceará completava 58 anos de criação, o que era motivo de satisfação e honra para a família ematerciana. Falou da ausência do titular do cargo, que se encontrava na China, integrante da Missão Brasil/China, a convite da Associação das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), para ver, de perto, as ações da agricultura familiar naquele país e manter contatos com entidades representativas do setor agropecuário em Shangai e adjacências.
Em seguida falou o presidente da Fetraf-Ceará, agricultor familiar Raimundinho do PT, sobre a vinda à sede estadual da empresa, para trocar idéias a respeito insatisfações, em termos de atendimento pelos extensionistas em alguns escritórios locais. Disse da satisfação em saber que a Extensão Rural do Ceará estava completando, hoje, 58 anos de atuação no Ceará, parabenizou-a e reconheceu a importância de suas ações, orientando os agricultores a produzirem mais, com menores custos, obtendo maior produtividade, uma renda mais elevada e, enfim, proporcionando melhores condições de vida no campo. Acrescentou que a Fetraf-Ceará reuniu-se, na quarta-feira, dia 15, com o secretário-chefe do Governo do Estado, Ivo Gomes, apresentando-lhe uma pauta de reivindicações, voltadas para o desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar no Estado.
A seguir, representantes dos Sindicatos dos(as) Trabalhadores(as) da Agricultura Familiar expuseram alguns descontentamentos, quando da visita aos escritórios locais da empresa à procura de programas e projetos de seus interesses, que os beneficiassem, como o Garantia Safra, mediante a emissão de DAPs (Declaração de Aptidão), por sinal, o foco da reunião. Após os relatos das insatisfações, o diretor técnico da Ematerce, Walmir Magalhães, esclareceu-os a repeito de quem tem direito ao Garantia-Safra, à emissão de DAPs, à distribuição de sementes, às Políticas Públicas, às Chamadas Públicas, à maneira do atendimento pelos extensionistas aos agricultores(as), mediante a execução de ações intensivas e ações difusas, no campo, afora o relacionamento com agricultores, políticos, representantes de organizações públicas e privadas. O diretor técnico da Ematerce elogiou a iniciativa da Fetraf-Ceará e dos sindicatos a ela filiados, que, pela primeira vez, vinham tratar de assuntos que os desgostavam a fim de solucioná-los. Por último, agradeceu a presença de todos e afirmou que os agricultores são a razão de ser da existência da Ematerce.
Com a palavra, o assessor estadual de crédito rural, José Williame, prestou informações detalhadas sobre a emissão de DAP e quem pode ser beneficiado pelo Garantia-Safra. Prontificando-se a tirar todas as dúvidas dos agricultores, sugeriu uma reunião com os dirigentes da categoria, bastando comunicar-lhe o dia, mês, local e horário. Justificou a necessidade dessa reunião, pois o direito e a emissão de DAP não é simples, como se pensa. “A DAP é da unidade familiar e não do(a) agricultor(a), enfatizou Williame
No final da reunião, foram feitos encaminhamentos, tais como: capacitação para emissores de DAPs dos sindicatos filiados à Fetraf-Ceará; Fazer a 1ª reunião trimestral da Fetraf e sindicatos filiados, na sede da Federação, com dirigentes e gerentes estaduais da Ematerce, no dia 3 de maio (quinta-feira), às 9 horas, na sede da Fetraf-CE; providenciar a Fetraf o envio da relação dos dirigentes dos sindicatos filiados à Fetraf-CE e municípios, onde existem sindicatos desta federação; resolver os entraves apontados pela Fetraf e pelos sindicatos filiados; estabelecer que qualquer reclamação, por parte da Fetraf e dos sindicatos filiados, seja postada por e-mail da presidência da Ematerce com cópia para a diretoria técnica.
No final da reunião, Itamar Teixeira agradeceu a oportunidade do importante contato pessoal com dirigentes da Fetraf e dos sindicatos a ela filiados, fato inédito na Extensão Rural do Ceará, o que deve tornar-se um relacionamento sistemático, em prol dos agricultores familiares, de seus órgãos representantivos e da própria Ematerce. Por último, foi feita uma oração, com todos de mãos dadas, por um dos representantes dos sindicatos presentes.
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872