Missão Técnica visita fazendas em Quixeramobim

27 de fevereiro de 2012 - 03:00

 

Missão técnica, composta por cerca de vinte pessoas do município de Itatira, região do Sertão-Central do Estado do Ceará, estiveram, no dia 15 de fevereiro de 2012, no município de Quixeramobim, para constatar, de perto, como funciona a maior bacia leiteira cearense. Técnicos da Ematerce, representantes da Câmara de Vereadores e de integrantes da Apotira – Associação dos Produtores Rurais de Itatira – coordenados pelo zootecnista da Ematerce Sertões de Canindé, Samuel Menezes Pimenta, visitaram duas propriedades rurais do Distrito de Damião Carneiro, Canafístula e Livramento, consideradas as de maior produtividade na atividade leiteira.

 

 

Integrantes da Missão Técnica em Itatita. Foto: Crisanto Teixeira.

 

Na fazenda Canafístula, pertencente ao espólio do industrial João de Araújo Carneiro, hoje produzindo 12 mil litros de leite dia, a missão técnica viu o manejo empregado na produção de leite, a base do pastejo rotacionado, a inovação que vem reduzindo custos de produção, o principal indutor da planilha, que impacta no preço final de produção, principal gargalo enfrentado por que produz leite na região do semiárido brasileiro. A agropecuária Canafístula é uma empresa rural conceituada na venda de reprodutores e matrizes bovinas, com alto padrão genético, a partir da inseminação artificial. 

 

    
Na Fazenda Livramento, medindo 310 hectares, contando com 210 vacas de corrente leiteira “Girolanda”, de propriedade do agropecuarista Raimundo Januário de Lima, com 30 anos na atividade, com produção diária variando entre 900 e 1000 litros, é o que se pode chamar de referência na produção de leite no município de Quixeramobim. Dotada de ordenha mecânica, tanque de resfriamento de leite, reserva alimentar, a partir da silagem e da oferta de capim, em abundância, a fazenda é rentável atingindo, no verão, um ganho de 30%, na venda do leite, mais o descarte das matrizes com faixa etária avançada e dos machos que vão para abate.

 

De acordo com o presidente da Apotira, Roberto Guerra, o município de Itatira não possui grandes produtores de leite; todos são pequenos e o rebanho não passa de 4 mil cabeças de bovinos, sem raça definida, com baixa produção de leite, entre 3 e 4 litros por vaca. “Quem vive no campo deve buscar alternativas para a produção; o mercado está promissor para a compra do leite na Itatira, o retorno do investimento na produção de leite é imediato, por isso estamos vindo aprender como se produz leite com quem sabe”, disse Roberto Guerra.

 

A Ematerce, com a abertura de novos escritórios e postos avançados, até o final deste ano, presente em todos os municípios do Estado do Ceará, consolida-se como importante braço para assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares e pequenos pecuaristas. Acompanharam e deram suporte à missão técnicos da Ematerce de Quixeramobim, Madalena, Itatira e Canindé, respectivamente, Eduardo Santiago, zootecnista; Sílvio Dantas, técnico agropecuário; Domingos Sávio de Almeida Fernandes, técnico em agropecuária, e Samuel Menezes Pimenta, Zootecnista. A única mulher a integrar a missão foi Lúcia Lobo, vereadora de Itatira-CE.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-CE).

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872