Ematerce e MDA promovem encontro sobre Pronaf B e Garantia Safra
28 de fevereiro de 2012 - 03:00
Com a finalidade de melhor orientar os técnicos que atuam nos municípios de Quixadá, Banabuiú, Ibaretama e Choró, região centro do Estado do Ceará, além do conjunto dos agricultores familiares, assistido pela prestação direta e presencial dos serviços de assistência técnica e extensão rural, inseridos no grupo da pobreza rura, objetos do microcrédito e o garantia safra, foi realizado um encontro, na cidade de Quixadá, na segunda-feira, dia 27 de fevereiro. A consultoria e os trabalhos da monitoria presencial ficaram sob responsabilidade do Engº Agrº José Rui Ferreira, do MDA.
De pé, o Engº Agrº José Rui Ferreira, do MDA. Foto: Crisanto Teixeira.
O encontro aconteceu, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizado à Rua Rodrigues Júnior nº 1042, Centro. Participaram, pela Ematerce, José William Aquino de Sousa, da Geate; o Engº Agrº Tarcisio do Rêgo, gerente regional do Sertão-Central; a Médica Veterinária Maria das Graças Neri, gerente do escritório de Quixadá; o Engº Agrº José Marcos Pinheiro, assessor de crédito rural, na região; o Engº Agrº José Américo, assessor do crédito rural em Quixadá; o Engº Agrº Francisco Hermes Nobre, coordenador do escritório Choró; Francisco Soares da Silva, coordenador do escritório de Ibaretama; e Valência da Costa Medeiros, coordenadora do escritório de Banabuiú, além de agentes rurais.
Participando do encontro, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá, Marcelo Lucena; o Coordenador do CMDS, Francisco Antônio; o secretário municipal de agricultura, José Audênio Moraes; o gerente do Banco do Nordeste, José Aires Pinheiro, que esteve acompanhado dos técnicos do agroamigo. Inicialmente, o gerente regional da Ematerce, Tarcisio do Rêgo, saudou os presentes e disse dos objetivos do referido encontro. Em seguida, a chefe do escritório de Quixadá, Graça Neri, apresentou o planejamento para as ações da empresa, no âmbito de sua atuação, para o ano de 2012. De acordo com a apresentação, juntos, Quixadá, Banabuiú, Ibaretama e Choró possuem 2.860 agricultores assistidos, o que corresponde à média de um técnico para cada grupo de 130 agricultores familiares.
Por último, o consultor do MDA, José Rui Ferreira, apresentou o sistema gerencial informatizado, que está em uso pelo ministério. Destacou as propostas, para que o trabalho, em conjunto, de todos os atores do arranjo produtivo e social, possa alcançar resultados satisfatórios no desenvolvimento sustentável com redução de desigualdade e a pobreza rural. Sobre o monitoramento de gestão enfatizou as diretrizes a serem seguidas: As ações de Ater, para beneficio do PRONAF “B”, estão devidamente normatizadas pela Portaria SAF Nº 60/2008, Portaria Nº 105 de Gestão e Monitoramento da inadimplência, substituída posteriormente pela Portaria 19/200* em vigência e respaldadas pelo termo de referência, para formalização dos convênios de Ater, a partir de 2007. Trata-se de meta obrigatória, monitorada, via sistema eletrônico especifico, e que deverá ser cumprida em consonância com a metodologia de abordagem, pactuada com as instituições executoras, agentes financeiros e movimentos sociais, a qual preconiza o cumprimento pela Ater, no mínimo, em três momentos presenciais, realizados pelos técnicos, de forma grupal, aos beneficiários.
Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-CE.
Assessor de Comunicação e Ouvidor:
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872