Projeto Produtivo Mandacaru, em Jaguaribara, assistido pela Ematerce

12 de março de 2012 - 03:00

 

No sábado, dia 10 de março, no município de Jaguaribara, o Governo do Estado, representado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – entregaram à comunidade o Projeto Produtivo do Assentamento Mandacaru. Presentes à solenidade o presidente da Ematerce, Engrº Agrº José Maria Pimenta, o secretário da SDA Nelson Martins, o prefeito Edivaldo Almeida Silveira, a presidenta da Associação dos Assentados de Mandacaru, Sâmia Maria Fernandes Queiroz Pinheiro, o presidente da Associação dos Agropecuaristas, Eliacir Pinheiro Peixoto, o secretário municipal da agricultura, Antônio Flavio Batista, além de vereadores, técnicos e agricultores assentados.

 

(E para D), o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, e o secretário Nelson Martins, da SDA,

acionam o sistema para energização do perímetro irrigado.

 

O projeto Mandacaru beneficia 130 famílias de agricultores, que foram retirados das terras, hoje ocupadas pela represa do açude Castanhão. No Assentamento Mandacaru, com o apoio dos técnicos da Ematerce, está sendo desenvolvido projeto produtivo, que contempla a pecuária leiteira. Inicialmente, no perímetro, foi construída toda a infraestrutura, necessária ao desenvolvimento da atividade, como preparação das terras, energização do perímetro, construção do sistema de irrigação, com as estações de bombeamento principal e a canalização, a construção dos piquetes para implantação do pastejo rotacionado e os estábulos para abrigar os animais.

 

INAUGURAO_PRESENTES

Autoridades prestigiam benfeitorias para o Assentamento Mandacaru.

 

Na próxima etapa, os assentados receberão as matrizes bovinas, da raça girolanda, cabendo para cada assentado 16 cabeças de gado. No total, serão integradas ao rebanho do município 2.080 matrizes de corrente leiteira. De acordo com o secretário Nelson Martins, através de processo de licitação, menor preço, as vacas estão sendo adquiridas, no Estado de Minas Gerais, pelo preço unitário, variando entre 2.500 e 3.000 reais. A expectativa é de que a produção de leite do projeto atinja 20 mil litros/dia. Para agregar valor ao produto, deverá ser implantada uma usina de beneficiamento no próprio assentamento.

 

Nessa etapa, no sábado, foi acionado o sistema de irrigação, que levará água até o plantio das áreas, a serem empregadas para o pastejo rotacionado das vacas. Ao todo, foram investidos no projeto produtivo R$ 8.987.587,00 (Oito Milhões, Novecentos e Oitenta e Sete Mil, Quinhentos e Oitenta e Sete Reais). Os recursos são oriundos de financiamento do Estado do Ceará ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – Fecop.

 

Para o presidente da Ematerce, esse é um momento muito importante, para a sustentabilidade do projeto, em que a responsabilidade dos colonos é o que contará para o sucesso da atividade leiteira. Disse ainda que a melhor silagem, para a produção de leite, é a de milho e isso não será problema, pois cada produtor dispõe de uma área de três hectares para o cultivo do milho. “Esse é um grande momento e quem vai fazer o gol é o colono; a Ematerce será o indutor dessa ação”, disse Pimenta. Entre os presentes à solenidade, o gerente regional da Ematerce Médio Jaguaribe, João Alves de Menezes, e o gerente de Jaguaribara, Francisco Edésio de Oliveira,  que, com os técnicos, implementarão o projeto. (Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-CE).

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872