Presidente da Ematerce representa secretário Nelson Martins no Agropacto
23 de março de 2012 - 03:00
Com o trema central: “Novos Rumos para a Pecuária de Leite no Ceará”, encerrou-se, no dia 23 último, na cidade de Iguatu, região Centro-Sul do Estado, o encontro para discutir a pecuária de leite. O evento é uma iniciativa da Federação da Agricultura do Estado do Ceará – FAEC, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar – Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa do Ceará – Sebrae, Instituto Federal de Educação do Ceará – IFCE, a parceria da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário – SDA – da Ematerce e da Prefeitura Municipal de Iguatu.
Presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, (ao microfone) falou como representante do secretário Nelson Martins.
A programação do Agropacto Itinerante começou, dia 22 de março com abertura oficial, palestras, exposições e debates, abordando questões do setor agropecuário, com ênfase na produção de leite, dando destaque ao cooperativismo, propostas de crescimento e expansão sustentável do setor agropecuário, mantendo a atividade lucrativa. No dia 23, foi encerrado o encontro com visitas técnicas a propriedades que atuam na atividade de produção de leite bovino.
O presidente da Ematerce, Engrº Agrº José Maria Pimenta, participou do Seminário e fez uso da palavra, representando o Secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), engrº Agrº Nelson Martins. “A pecuária de leite é uma vocação das regiões do Sertão-Central e Centro-Sul, que, juntas, consolidam a maior bacia leiteira do Estado do Ceará, com uma produção diária de mais de 250 mil litros. Portanto, o Governo do Ceará tem dedicado, por meio de políticas públicas, importante incremento na assistência técnica e extensão rural, com a abertura de novos escritórios da Ematerce em todo o Estado”, destacou Pimenta.
Ainda no decorrer da solenidade de abertura, fizeram uso da palavra: professor Virgilio Araripe, representando o Reitor da UECE; professor Ivan de Holanda, diretor do IFCE – Iguatu; Agenor Gomes de Araújo Neto, prefeito de Iguatu; João Nicédio, diretor da OCB e por último, Flávio Viriato Sabóia, presidente da Faec. Como palestrantes do Agropacto participaram: Vicente Augusto Neto, da OCB, e Fepale, que abordou o trema “Perspectiva de Mercado para as Cooperativas de Leite”; Rodrigo Santana Alvin, coordenador da Câmara do Leite e presidente da Comissão Nacional da Pecuária de Leite, do Ministério da Agricultura, falou sobre o “Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite”.
Duarte Vilela, chefe da Embrapa/Leite, abordou vários assuntos, pertinentes à cadeia produtiva, como: alimentação, manejo, profilaxia e a produção sustentável e economicamente viável. Ainda como parte integrante da programação, o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), Flávio Sabóia, fez o lançamento do XVI PECNORDESTE, que acontecerá, na cidade de Fortaleza, entre os dias 18 e 21 de junho, deste ano, no Centro de Convenções Edson Queiroz. O evento compreenderá o seminário nordestino de pecuária; a feira de produtos e serviços agropecuários; a II feira dos municípios e o II Pec Leite, concurso leiteiro, além de debates a respeito da pecuária nordestina e o novo Código Florestal. (Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-CE).
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872