Ematerce, regional Extremo-Norte, firma parceria com CCA

3 de abril de 2012 - 03:00

 

A Universidade Federal do Ceará, por meio da Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrária, tendo como diretor Luís Antônio, firmou parceria com a Ematerce, Região do Extremo-Norte, na pessoa da gerente regional Lúcia Sousa Melo Freitas, para que sejam implantadas hortas medicinais nos municípios de Chaval e Barroquinha.

Nos dias 27 e 28 de março último, a Ematerce de Camocim recebeu a visita dos professores da Universidade Federal do Ceará, Carlos Henrique Martins Ximenes, Almiro Tavares Medeiros e Marcos de Sousa Bernardo, com o objetivo de visitarem, no município de Chaval, as comunidades de Jatobá e Cafundó; no município de Barroquinha, o assentamento Lagoa do Barro, para implantação de unidades de cultivo de plantas medicinais nas referidas localidades.

 

Acompanharam os professores da UFC o gerente local do escritório de Camocim, Marcos Antônio Monteiro Freitas, e os assessores regionais Davi Souto Galeno e Suelem Lúcio Medeiros. Na oportunidade, ficou agendado que, nos dias 17 e 18 de abril, do corrente ano, será implantada, na localidade de Cafundó, no Município de Chaval, e no assentamento Lagoa do Barro, no município de Barroquinha, uma horta medicinal com plantas certificadas, em que a Coordenadoria de Extensão do CCA (Centro de Ciências Agrárias (UFC) contribuirá com as mudas e a tecnologia de plantio.
Competirá à Ematerce, por intermédio do escritório local de Camocim, mobilizar e prestar assistência técnica e extensão rural às comunidades, com o material necessário, para a implantação (garrafa pet, pneus, estacas, adubo e tela), além de se responsabilizarem pela manutenção das citadas hortas, com o apoio da Secretaria de Saúde dos Municípios, mediante o aproveitamento das referidas plantas para uso medicinal.  

O objetivo da implantação das unidades, é resgatar o cultivo de plantas medicinais, para  seu aproveitamento, de forma que sejam beneficiados os agricultores familiares, em uso próprio, afora um acréscimo na renda familiar com a venda dos produtos fabricados. Ressalte-se que a Coordenadoria de Extensão do CCA, da UFC, a Ematerce e as Secretarias de Saúde dos Municípios acompanharam
as unidades, seguido de capacitação para maior conhecimento das plantas com eficácia.

 

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872