Tianguá: Ematerce realiza curso sobre Agroecologia
20 de abril de 2012 - 03:00
Nos dias 17 a 19 de abril, na Unidade Produtiva do PNCF, Sítio Bom Jesus, em Tianguá, a Ematerce ministrou um curso sobre Agroecologia, para agricultores familiares das diversas UPs, do Plano Nacional de Crédito Fundiário, com o objetivo de despertar o interesse e a necessidade de se praticar uma agricultura em harmonia com a natureza. O modelo convencional de produção, com base no uso de agrotóxicos e adubos químicos, tem demonstrado seu poder de destruição, com o envenenamento dos solos, das plantas, dos frutos e do homem.
Segundo o assessor regional da Ibiapaba, Engº Agrº Macambira, a Agroecologia propõe uma agricultura espelhada nos sistemas naturais, existentes em cada local, observando e respeitando cada componente destes sistemas. De modo especial, foi abordada a importância dos polinizadores naturais e a possibilidade da criação racional de abelhas nativas sem ferrão, responsáveis pela polinização de 30 a 90% de nossas plantas nativas e comerciais, atividade denominada de Meliponicultura. Além da polinização, as abelhas nativas sem ferrão produzem mel, pólen, cera e própolis, produtos muito valorizados, colaborando no aumento da renda das famílias.
Durante a oficina de conhecimento da realidade local, foram identificadas as espécies, manduri (Melipona asilvae), uruçu amarela (M.rufiventris), uruçu do chão (M. quinquefaciata), jandaíra (M.subnitida), canudo (Scaptotrigona depilis), tubiba (S. tubiba), mosquitos (Plebeia sp) , iraí (Nannotrigona testaceicornes), algumas com elevado potencial para produção de mel.
O curso teve como facilitadores os técnicos da Ematerce, Maria José e Lúcia Ferreira, do centro gerencial, Carlos Dias, do escritório local de São Benedito, Isalzete e Macambira, da Assessoria Regional da Ibiapaba.
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872