Ematerce: Regional Extremo-Norte e UFC implantam hortas medicinais

24 de abril de 2012 - 03:00

A Universidade Federal do Ceará, através da Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias, tendo por diretor o Dr. Luís Antônio, firmou parceria com a Região do Extremo-Norte, por intermédio da gerente regional, Lúcia Sousa Melo Freitas, para que sejam implantadas hortas medicinais nos municípios de Chaval e Barroquinha.

 

 

 

Nos dias 17 e 18 de abril do corrente ano, a Ematerce local recebeu, novamente, a visita dos professores da Universidade Federal do Ceará, Carlos Henrique Martins Ximenes, Almiro Tavares Medeiros e Marcos de Sousa Bernardo, no intuito de instalarem no Município de Chaval, na comunidades de  Cafundó, na residência da Sra. Rosária, e no município de Barroquinha, no Assentamento Lagoa do Barro, unidades de cultivo de plantas medicinais.

 

Acompanharam a referida visita o gerente local do escritório de Camocim, Marcos Antônio Monteiro Freitas, e os assessores regionais Davi Souto Galeno e Suelem Lúcio Medeiros, onde ocorreu a implantação das hortas medicinais, utilizando canteiros alternativos, com a reutilização de pneus, garrafa pet e madeira. A Universidade Federal do Ceará disponibilizou 20 espécies de plantas certificadas, conhecidas popularmente como: Alfavaca, Alecrim Pimenta, Alumã, Babosa, Capim Santo, Chambá, Cidreira, Colônia, Corama, Cúrcuma, Guaco, Insulina-planta, Malvariço, Malva-santa, Manjerição, Marupazinho, Quebra-Pedra, Arnica, Hortelã-rasteira e Hortelã-vick.

 

Os agricultores tiveram a participação, na coleta dos pneus, garrafas pet e madeira e na construção dos canteiros. Na localidade de Cafundó, município de Chaval, foi feita a demonstração  de construção de canteiros, na residência de uma das mulheres da comunidade, servindo assim como referência para a construção das outras 7 hortas medicinais familiares. No Assentamento Lagoa do Barro, no município de Barroquinha, a horta medicinal é coletiva, onde estão sendo implantados 24 canteiros, sendo 8 com pneus, 8 com garrafas pet e 8 com madeira, além do plantio de plantas medicinais arbustivas, em covas, à margem da cerca. Ficou agendada a próxima visita dos professores da Universidade Federal do Ceará, para os dias 15 e 16 de maio de 2012, oportunidade em que será concluído o trabalho de implantação e identificação das plantas.

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872