Quixeramobim: Ematerce acompanha projeto produtivo
24 de abril de 2012 - 03:00
A comunidade do Camará, distrito de Manituba, município de Quixeramobim, desenvolve projeto produtivo, a partir da construção de um açude, o que está possibilitando a produção irrigada de forragem, através da técnica do pastejo rotacionado, além de água para o consumo animal.
Presidente da Ematerce(braços erguidos) visita projeto produtivo na companhia do agricultor
familiar (de bermuda e boné), José de Oliveira Filho.
O reservatório atende cerca de 45 (quarenta e cinco) famílias e foi construído, no ano de 2008, com recursos do Governo do Estado, no valor de R$ 24.000,00 (Vinte Quatro Mil Reais), obra supervisionada pela Ematerce. O presidente da Ematerce, Engrº Agrº José Maria Pimenta, visitou o agricultor familiar José de Oliveira Filho, que desenvolve projeto produtivo, compreendendo a bovinocultura de leite, suinocultura e a criação de aves, assistido pelo escritório regional da Ematerce em Quixeramobim.

Pimenta observa e elogia a criação de suínos, como mais uma fonte de renda na propriedade.

Gado de leite ajuda a aumentar a renda líquida do agricultor José de Oliveira Filho.
Conta José Filho que, depois de o Governo do Estado ter construído o açude, na sua comunidade, foi possível dinamizar e diversificar as atividades produtivas. Na pequena fazenda, graças à irrigação, está sendo produzida a ração para os animais, com destaque para o capim Tanzânia, necessário à alimentação de cinco vacas e suas crias. Além da produção de leite, o pequeno agricultor também mantém, na propriedade, o criatório de suínos e aves, que complementam a renda da família. “São pequenas e pontuais ações, como essa, que modifica a realidade vivida por milhares de agricultores familiares, localizados no Nordeste brasileiro”, destaca Pimenta.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-Ceará).
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872