Quixeramobim:agricultor salva roçado com irrigação de emergência

26 de abril de 2012 - 03:00

A alternativa da irrigação de emergência fez com que um agricultor da cidade de Quixeramobim, região do Sertão-Central do Ceará, não perdesse o roçado de milho e feijão. Antônio Edmar Silva, 65 anos, orgulhoso da sua iniciativa comemora os resultados obtidos, com a produção que vem colhendo, numa pequena área, de meio hectare, localizada na periferia da cidade, semeada no dia 18 de fevereiro passado.

 

O agricultor Antonio Edmar Silva (à esquerda) mostra seu seu roçado ao presidente da Ematerce.

 

Afirmou o agricultor que, durante sua mocidade e vida adulta, sempre trabalhou e viveu da agricultora. Agora, aposentado, por tradição, planta uma área de meio hectare, localizada no Conjunto Esperança, no entorno da cidade, como forma de manter a tradição, e poder colocar, na panela, mais cedo, o feijão, o jerimum, o maxixe, além do milho verde e a melancia, produzidos pela sua força de trabalho.

 

Com a irregularidade das chuvas em 2012, o agricultor valendo-se da irrigação de emergência, para salvar o pequeno plantio, utilizando água de uma cisterna de 80 mil litros d’água, que mantém no quintal de casa. “Tem chovido muito pouco, mas eu não durmo no ponto, mantenho o roçado sempre no limpo e, quando a terra está secando, levanto, às 5h da madrugada, e pego uma mangueira e faço uma aguação, nas plantas; assim, eu estou conseguindo que elas não morram e já estou comendo feijão, jerimum e milho verde”, comemora Antônio Edmar.

 

Na manhã de quinta-feira, 26 de abril, o presidente da Ematerce, Engrº Agrº José Maria Pimenta, atendendo ao convite do agricultor, visitou seu pequeno plantio, e comemorou o resultado de seu trabalho. “Está de parabéns o “seu” Edmar pelo esforço desprendido para não perder o seu roçado; aqui, nesta pequena ação, está o exemplo de que, tendo água, o nordestino é capaz de produzir. Diferente desse caso de sucesso, neste período do ano, geralmente os agricultores colhem sua safra e o que estamos vendo é que mais de 90% da área plantada em Quixeramobim está perdida”, disse Pimenta.

(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-Ceará)

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872