Quixeramobim: Ematerce orienta plantio de tomate e pimentão

8 de maio de 2012 - 03:00

Apesar do momento de dificuldade pelo qual passa a atividade do agronegócio, por conta da seca que atinge o Estado do Ceará, agricultores de Quixeramobim, região do Sertão-Central, uma das mais castigadas pela estiagem, em 2012, tornou-se um desafio, além de uma oportunidade de negócio para o agricultor José Evandro Cosmo Lima, que de forma arrojada desenvolve projeto irrigado de produção de pimentão e tomate, às margens do açude público Quixeramobim.

 

O dirigente da Ematerce (ao centro) ficou satisfeito com a qualidade do

pimentão e do tomate, cultivados pelo agricultor José Evandro.

 

Distantes cinco quilômetros da cidade, numa área que corresponde a um hectare, depois de dividida ao meio, Evandro Cosmo cultiva 10 mil pés de pimentão, variedade ‘Tibério’, e 10 mil pés de tomate, variedade ‘Fascine’. Para auxiliar nas atividades dos tratos culturais, foram contratados dois trabalhadores, afora contar com a assistência técnica e extensão rural fornecida pelo escritório regional da Ematerce em Quixeramobim.

 

Foto_pimento_3

“Sinto-me recompensado, financeiramente, com a venda de tomate e pimentão”,

comentou José Evandro.

 

Conta Evandro Cosmo que o negócio tem prosperado e já está botando dinheiro no bolso com a venda de pimentão e tomate, efetivada, na Ceasa, Região Metropolitana de Fortaleza. Pelas contas do produtor, ele espera apurar, com a venda da safra, em torno de R$ 50 mil reais. “Depois de tirada todas as despesas que tenho, com o pagamento de pessoal, energia elétrica, dentre outras, espero, dentro de seis meses de trabalho, lucro de R$ 20 mil reais”, contabiliza Evandro Cosmo.

 

No último final de semana, a convite do agricultor José Evandro, o presidente da Ematerce, Engrº Agrº José Maria Pimenta, visitou o plantio e ficou satisfeito com o que viu. “Temos de aproveitar a água existente nos reservatórios, bem como a que está correndo, nos rios perenes, para apoiar projetos produtivos, que tragam emprego e renda para o agricultor familiar, principalmente, como política pública, para a convivência com o semiárido e a estiagem, que sempre ocorre no nordeste brasileiro”, destaca Pimenta.  
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-Ceará).

================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.79872