Quixeramobim: ematerce capacita pequenos produtores de leite

15 de maio de 2012 - 03:00

 

O Escritório Regional da Ematerce, em Quixeramobim, Região do Sertão-Central, promoveu, na quinta-feira, 10 de maio, no distrito de Nenelândia, uma capacitação técnica, voltada à instrução dos pequenos produtores de leite, com ênfase no manejo correto da ordenha manual, além da entrega de kit de ordenha e higienização. Ao todo, participaram 40 agricultores filiados à Associação Comunitária dos Produtores de leite de Nenelândia.

 

Técnico da Ematerce ensina a fazer, fazendo.

 

O treinamento foi realizado pelo zootecnista Eduardo Santiago, lotado no escritório regional de Quixeramobim, assessor regional do Programa de Bovinocultura e Programa Tanque de Resfriamento de Leite da Ematerce. A programação da instrução teórica foi realizada, no Centro Comunitário Padre José van Esch, na Vila de Nenelândia, distante 36 km da cidade de Quixeramobim. Atuaram, no auxilio ao treinamento, o agente rural da Ematerce, Claudivan Oliveira do Nascimento, e a estagiária aluna do curso de Tecnologia em Agronegócio da Fatec – Lívia Vanessa Ivo de Castro.

 

Da programação, constaram as recomendações e cuidados que o tirador de leite deve ter, por ocasião da pré-ordenha, durante a ordenha e pós-ordenha. O zootecnista Eduardo Santiago aproveitou para reforçar as características de um bom ordenhador, o cuidado com a higienização das instalações, utensílios, equipamentos e o transporte adequado do produto, além dos cuidados com a saúde do animal, evitando prejuízos em decorrência da mamite clínica. Já a parte prática aconteceu na sede da Associação Comunitária dos Produtores de Leite, propriedade do presidente da entidade, agricultor Antônio de Carvalho Filho, conhecido por Codó.

 

entrega_de_kit

Técnico entrega o Kit de leite a um dos pequenos criadores.

 

Foram repassadas, também, orientações para não estressar a vaca, antes da ordenha, fazer a limpeza e higienização das tetas, antes e depois da ordenha, os cuidados com a higiene pessoal do tirador de leite, a maneira correta de preparo da solução de iodo, o teste da caneca de fundo-preto, importante para identificar as vacas com mastite clinica, coar o leite em coador apropriado de aço inoxidável ou de náilon e manter o leite refrigerado, em temperatura de 4ºC, até ser transportado.

 

Após o treinamento, os produtores da associação de Nenelândia receberam gratuitamente do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Ematerce, um kit de ordenha e higienização, composto dos seguintes itens: dois aplicadores para desinfecção de tetas; um vasilhame, com capacidade para 50 litros, para estocagem e transporte de leite; um balde de ferro para ordenha; um funil coador-peneira;  um pacote contendo mil folhas de papel toalha; uma caneca de fundo preto; uma solução de iodo glicerinada;  uma solução de hipoclorito de sódio e um detergente neutro. Juntos, custam em terno de R$ 300,00 (Trezentos Reais).

(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no escritório regional de Quixeramobim-CE)

———————————————————-

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872