Várzea Alegre: reunião sobre situação climática e apoio à Piscicultura.

21 de maio de 2012 - 13:27

Na última sexta-feira, dia 18/05, realizou-se uma reunião, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Várzea Alegre, para discutir a situação climática atual e medidas, a serem tomadas, visando melhor enfrentamento do período de estiagem pelas famílias rurais. Participaram do evento a Ematerce, com todo o corpo técnico de Várzea Alegre e Granjeiro, BNB, Secretaria de Agricultura Municipal, e Famuva (Federação das Associações de Várzea Alegre) e diversos presidentes de associações das comunidades rurais do município, ao todo, mais de 60 pessoas, formadores de opinião.

 

Ao utilizar a palavra, o gerente local da Ematerce, Pedro Bezerra, falou que, mesmo o município apresentando situação melhor que vários municípios de outras regiões, principalmente com relação à disponibilidade de água e pastagens para o rebanho bovino, as perdas, ocorridas nas culturas, são elevadas e que os agricultores serão beneficiados com o Garantia Safra. Destacou ainda que todos os parceiros, ali presentes, devem pensar em ações, que venham a fortalecer as propriedades aos efeitos dessa estiagem e de outras que virão. Ressaltou ainda que a Ematerce local está incentivando os criadores, na prática de silagem, fenação, visando atender a necessidade alimentar do rebanho pecuário.

 

 

O gerente do Banco do Nordeste, agência de Lavras da Mangabeira, Eudson Bezerra, apresentou as diversas linhas de crédito, operacionalizadas pelo BNB, destacando, principalmente, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Semi-árido; falou ainda sobre as linhas de crédito, disponibilizadas, para aliviar os efeitos da estiagem, informando que o município só será contemplado, após o reconhecimento pelo Ministério da Integração, sobre a situação de emergência decretada pelo prefeito.
No período da tarde, a Ematerce e BNB reuniram-se com a colônia de pescadores do açude Olho D’água, quando foi discutida uma estratégia, com vistas a viabilizar e fortalecer a exploração do pescado, uma vez que é de fundamental importância, para os agricultores familiares e para o  município, buscando, com isso, superar as dificuldades que os piscicultores passam no momento.

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872