Quixeramobim: Ematerce acompanha projeto de cultivo protegido
29 de maio de 2012 - 03:00
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), escritório regional do Sertão-Central, acompanha na zona rural de São Miguel, distrito pertencente ao município de Quixeramobim, a implantação de projeto-piloto, que possibilitará o cultivo protegido, mediante a produção em estufa – unidade demonstrativa, em fase final de montagem, onde, de forma pioneira, os agricultores familiares produzirão tomate-longa-vida, pimentão e alface, todos pelo cultivo orgânico.
Unidade Demonstrativa para cultivo protegido.
O projeto, orçado em R$ 70.000,00 (Setenta Mil Reais), conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Governo do Estado do Ceará. A unidade demonstrativa possui as medidas de 32x32m, atingindo 1024 m² – comprimento/largura, com 3,5 m de altura; estrutura metálica de sustentação e protegida por uma tela de sombrite 30%. Completa o sistema, mangueiras para a irrigação, por gotejamento, e o sistema de fertirrigação, técnica de adubação, que utiliza a água de irrigação, para levar nutrientes ao solo cultivado.

Caixa de armazenamento d’água e equipamento para bombeá-la ao cultivo protegido.
De acordo com o presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta, que, no último final de semana, visitou o empreendimento, esse é o sistema mais moderno que existe na atualidade, cuja estrutura metálica tem vida útil de 18 anos, enquanto o telado suporta, até seis anos, por conta das intempéries do tempo, no sertão cearense.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim – Ceará).
============================================================
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872