Ematerce: gerente de apoio técnico reúne equipe de trabalho

30 de maio de 2012 - 03:00

 

 

O gerente de Apoio Técnico da Ematerce (Geate), Eng.º Agrº Cláudio Matoso (foto acima), auxiliado pelo coordenador estadual de Crédito Rural, Eng.º Agrº  José William Aquino, reuniu, na manhã de quarta-feira, 30/05, no auditório da empresa, todos os assessores estaduais sob a sua responsabilidade.

 

Segundo Matoso, a reunião teve como principal objetivo dar conhecimento à sua equipe de trabalho a respeito das principais ações extensionistas, ora em execução e a serem desenvolvidas, no campo,tendo em vista a situação da estiagem pela qual enfrenta o Estado do Ceará, sobretudo na região semiárida, cuja estado de emergência foi decretado em 162 municípios.

 

cladio_reunio_geate

O coordenador estadual do Crédito Rural, Engº Agrº José William Aquino, fez uma abordagem

sobre as ações emergenciais da Ematerce no campo.

 

Dentre as atividades mais urgentes, a cargo da Ematerce, destacam-se a elaboração e prestação de assistência técnica e extensão rural com base na resolução do Bacen (Banco Central) Nº 4077; ação conjunta com os agentes financeiros para adesão dos agricultores familiares, com vistas à renegociação de suas dívidas rurais com base nas resoluções do Bacen (Banco Central) e Banco do Nordeste; elaboração e impostação de laudos de verificação de perdas do Programa Garantia Safra no sistema Seaf/Ater, com prazo de 45 dias, depois de demandado o laudo.

Na ausência do gerente da Geate, o responsável estadual pelo Crédito Rural, José William, assumiu a coordenação do encontro e falou sobre a elaboração de laudos periciais do Proagro e Proagro Mais de agricultor familiar com financiamentos de custeio e investimento; elaboração de laudo técnico para agricultores familiares que tiveram redução em suas rendas rurais superior a 30%, que tenham parcelas vencidas e vicendas entre 1º de fevereiro de 2012 e 1° de janeiro de 2013, que acessaram financiamentos de custeio safra 2011/2012; custeio de safras anteriores e investimentos.

Foram explanados, ainda, assuntos concernentes à elaboração de projetos do Fedaf; a prestação de assistência técnica a agricultores familiares que acessaram crédito das diversas linhas do Pronaf, até o limite de 15 mil reais, com projetos elaborados pelo Banco do Nordeste (projeto piloto) em cinco municípios do Estado: Quixeramobim, Crateús, Caucaia, Tauá e Mauriti; prestar assistência técnica a 50 mil agricultores do Pronaf grupo B em atendimento à meta do convênio MDA/SAF/Dater/Ematerce 701170 e outros 50 mil do Pronaf grupo B do convênio Pacto Federativo, totalizando 100 mil agricultores familiares, com impostação de relatórios grupais de Ater em três momentos do ciclo produtivo das atividades das unidades familiares.

Mais atividades, sob a incumbência da Ematerce, foram apresentadas, tais como: atender aos agricultores da Chamada Pública Brasil sem Miséria com a elaboração de diagnóstico, planejamento e prestação de Ater com impostação das ações para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); atender aos agricultores familiares na compra do milho, na venda em balcão, com base no acordo firmado com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além de ações da Ematerce, como: cisternas de placa, cisternas de enxurrada , quintais produtivos, hora sazonal, kit de irrigação e o engajamento da empresa na Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa a ser lançada, em Sobral, no início de junho de 2012.

Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872