5 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
5 de junho de 2012 - 03:00
Neste 5 de junho, comemora-se o Dia do Meio Ambiente. A Ematerce tem muito a ver com a data, pois, dentre suas inúmeras ações extensionistas, no meio rural, orienta os agricultores familiares, seu público-alvo, a empregar práticas agrícolas de preservação dos recursos naturais e trabalhar pela sustentabilidade do meio ambiente. Algumas dessas práticas são o plantio em curva de nível, plantio direto, aração da terra orientada, para não tornar o solo infértil, adubação verde, o uso racional de agrotóxicos, não poluição dos recursos hídricos, o não desmatamento, dentre outras.
O presidente da Ematerce, Eng.º Agrº José Maria Pimenta Lima, diz que este Dia Especial é como que um grito, na consciência da humanidade, para cuidar melhor do planeta Terra a fim de que se assegure o futuro de uma vida salutar para as futuras gerações. No Ceará, a Ematerce dá a sua parcela de colaboração, quando da prestação de assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares, visando à preservação do meio ambiente e um desenvolvimento sustentável, sem destruir a natureza.
O por quê da data
Segundo assunto pesquisado na internet, a criação da data ocorreu, em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos, relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema. A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza. Mas, em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada, todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872