Iguatu: Ematerce assiste agricultor familiar pelo Horosazonal
8 de junho de 2012 - 03:00
O Programa Horosazonal, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, gerenciado pela Secretária do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Ematerce e a Coelce, vem gerando frutos positivos em todo o Estado. O escritório da Ematerce, na região Centro-Sul, atende 14 municípios pelo horosazonal, ou seja, Iguatu, Acopiara, Quixelô, Saboeiro, Jucás, Cariús, Lavras da Mangabeira, Cedro, Ipaumirim, Baixio, Umari, Icó, Orós e Catarina. Está à frente da coordenação do programa a Bióloga Ana Claudia Câmara Bandeira.
No campo, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, (1º da esquerda), observa o
o sucesso do plantio de abóbora e milho pelo Horosazonal.
Os participantes do “Horosazonal”, ao utilizarem a energia elétrica, no período de 21h30min às 06 horas, têm uma economia de até 73% na fatura do consumo mensal. Ao aderir ao programa, que pode ser por intermédio de cadastro na SDA ou Ematerce, o consumidor receberá do Governo do Estado, a fundo perdido, o kit Padrão, com medidor completo. O Publico-alvo é o agricultor/produtor que possuir declaração de aptidão do PRONAF-DAP; atividade de irrigação e, ou aquicultura; situação regular com o fisco estadual, municipal e a Coelce; o solicitante deve ser o titular da conta e sem pendência nenhuma com o fornecedor de energia.
De acordo com o Engº Agrº Luis Gonzaga, gerente do Programa Horosazonal, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, o Estado do Ceará é o único ente da federação, que disponibiliza o programa. Já foram entregues centenas de kits; atualmente, 1.250 agricultores estão cadastrados. “Os interessados, que reúnam todas as condições, devem procurar os escritórios da Ematerce em seu município, para o preenchimento do formulário de solicitação do beneficio; momentaneamente, está havendo a substituição de cadastros de agriccultores familiares, que estão em débito com a fornecedora de energia elétrica”, explicou Gonzaga.
Na localidade de Barra 1 – zona rural do município de Iguatu, o agricultor familiar José Luís Alves Bezerra, 42 anos, é um desses exemplos positivos, beneficiário do Horosazonal, assistido pela Ematerce, que cultivou área de dois hectares com abóbora e milho irrigado, esperando, neste anode estiagem, colher excelente safra e, com isso, auferir lucro na atividade da agricultura. O presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta, acompanhado do gerente regional, Joaquim Virgulino Oliveira Neto, e a Bióloga Ana Cláudia Câmara Bandeira, visitou o plantio, motivo de orgulho do agricultor José Luiz Alves Bezerra e de seu filho, Jorge Luís de Sousa Alves, 14 anos, que, nas horas vagas da escola, acompanha o serviço, como forma de aprendizagem das práticas agrícolas.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório regional da Ematerce em Quixeramobim-Ceará).
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872