Consultor do MDA monitora ações extensionistas

29 de junho de 2012 - 03:00

No último dia 26 de Junho de 2012, a Unidade de Apoio da Ematerce, futuro escritório do Pacto Federativo, a ser inaugurado em agosto próximo, e coordenado pelo Engenheiro Agrônomo Ítalo Neco Capristrano, pós-graduado em solos, recebeu a visita do consultor do MAD/SAF, Alex Paulo de Souza, que veio em missão de fiscalizar obras financiadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em vários municípios do Estado do Ceará, dentre eles, Quiterianópolis, pertencente ao Regional dos Inhamuns, precisamente, as regiões de Inhamuns, Sertões de Crateús e Sertão-Central. A visita teve como objetivo a realização de uma monitoria presencial – (fiscalização), em atendimento à exigência da Portaria Interministerial CGU/MF/MP 507/2011 de 24 de novembro de 2011.

Este Ministério, por intermédio do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, da Secretaria da Agricultura Familiar, Dater/SAF/MDA, permaneceu, em nosso Estado, no  período de 25 A 29/06/2012, monitorando o Convênio Nº 701.170/2008, firmado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural(Ematerce) junto ao MDA, e Convênio 058/2007 ? SAF/Dater-Ematerce.

Com base nas impostações das informações das metas, lançadas no SICOFIN, o Dater elegeu,dentro das regiões, acima especificadas, o monitoramento dos Convênios 058/2007 – META 2, Educação Ambiental, com visita aos beneficiários da atividade 2.2, verificação de Oficinas de Educação Ambiental, estas realizadas no município de  Crateús, isto é, 12 oficinas.

Na Meta 4, que trata de Intervenções ambientais, visitou os beneficiários da atividade 4.1, ou seja, Barragem de Contenção de Segmentos, Paliçadas e Barragens subterrâneas, realizados nos municípios de Crateús (130) e Quiterianópolis (180), e Visitas aos beneficiários da atividade 4.5, ou seja,  Paliçadas, realizadas nos municípios de Crateús (249) e Quiterianópolis (600, todas estas ações, realizadas, foram com recursos do MDA. Destas, Alex visitou 08 barragens de contenção e 10 paliçadas, situadas na comunidade de Algodões, no município de Quiterianópolis, e sorteadas aleatoriamente para fiscalização.

O consultor do MDA contatou, pessoalmente, todos os agricultores sorteados, que foram beneficiados com as atividades relacionadas, e visitou as obras em questão,  acompanhado pelos  Engenheiros Agrônomos, Italo Neco Capistrano, Coordenador Local da Unidade de Apoio da Ematerce, em Quiterianópolis, pelo gerente regional da Ematerce, nos Inhamuns, Jorge Hauser Sherlock e pelo Cláudio Matoso Vilela Lima, gerente estadual de Apoio Técnico (Geate). Ao final da visita, Alex mostrou-se satisfeito com os resultados e elogiou a atuação da Ematerce no cumprimento preciso de todos os pontos que constavam nos convênios.

Assessor de Comunição e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872