Ematerce representa empresas de Ater do Nordeste em seminário sobre Seguro-safra em Brasília

17 de julho de 2012 - 03:00

O Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA ,através da Secretaria da Agricultura Familiar realizará no dia 18 de julho, no auditório do Banco do Nordeste, em Brasília um Seminário sobre a Operacionalização do Seguro da Agricultura Familiar na Safra 2012/2013. Participarão como convidados representantes dos movimentos sociais, dos agricultores familiares de atuação nacional e estaduais, técnicos das instituições estaduais governamentais e não governamentais de assistência técnica e extensão rural, integrantes da rede temática do crédito rural, agentes financeiros que atuam com o Pronaf na modalidade de custeio e os Ministérios da Fazenda, do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura e Banco Central do Brasil.

 

 

O Seminário tem por objetivo discutir a evolução do Seguro da Agricultura Familiar – SEAF , atendo-se para as normas, valor segurado e número de beneficiados como também, os problemas operacionais encontrados e como foram resolvidos. Apresentar as mudanças nas normas para a safra 2012/2013, discutir ações que agricultores e agentes financeiros devem observar para evitar perda de cobertura do seguro, discutir possibilidades para aumentar as parcerias entre os serviços de assistência técnica e extensão rural, organizações dos agricultores e agentes financeiros na operacionalização do programa,apresentar o novo Recor e debater as suas implicações para o SEAF e o Proagro tradicional e também, oportunizar aos agentes financeiros a troca de informações com os serviços de ATER e as organizações dos agricultores familiares sobre a operacionalização da SEAF, na safra 2012/2013.

 

 

Para representar as empresas de ATER do Nordeste a Diretoria de Financiamento de Proteção da Produção do Ministério do Desenvolvimento Agrária/SAF, João Luiz Guadagnin convidou o Eng. Agro. da Ematerce José William Aquino, articulador da Rede Temática Financiamento e Proteção da Produção da Agricultura Familiar para falar no painel Entidades de ATER. Os temas escolhidos pelo palestrante serão: demanda de comunicações de ocorrências de perda no Nordeste; dificuldades na operacionalização do SEAF no Nordeste e propostas para a melhoria e aperfeiçoamento da SEAF no Nordeste. Além do Articulador da Rede Temática, José William de Aquino a Diretoria Executiva da Ematerce indicou o nome do Eng. Agro. Raimundo Miranda Sampaio, Assessor Regional de Crédito Rural do Cariri Oeste.

 

 

José William Aquino,  articulador da Rede Temática Financiamento e Proteção da Produção da Agricultura Familiar.

 

 


Assessoria de Comunicação da Ematerce | 3217 7872 | @AscomEmaterce