Agricultor inicia plantio de tomate no sistema cultivo protegido
23 de julho de 2012 - 03:00
O agricultor familiar Antônio Valquimar de Oliveira, 52 anos, assistido pela Ematerce e residente na zona rural do Distrito de São Miguel, município de Quixeramobim, região centro do estado do Ceará, está iniciando o cultivo de tomate, variedade Ellen Hibrido F1. Para tocar o arrojado projeto piloto, que possibilitará a produção em estufa – também denominado de ‘cultivo protegido’, o agricultor conta com a parceria pública, com recursos estimados na ordem de R$ 70.000,00 (setenta mil reais), oriundos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Governo do Estado do Ceará.
A unidade demonstrativa possui 32mx32m, totalizando 1024 m² com estrutura metálica de sustentação, protegida por uma tela de sombrite 30%. Completa o sistema, mangueiras para a irrigação por gotejamento e o sistema de fertirrigação, técnica de adubação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo cultivado. Otimista, Antônio Valquimar fala com alegria que vem recebendo a visita de agricultores de toda a região, ansiosos para conhecer a novidade da produção, através do cultivo protegido.
Com a finalidade de acompanhar “in loco”, os trabalhos de assistência técnica e extensão rural, bem como incentivar o homem do campo, o presidente da Ematerce, engº agrº José Maria Pimenta, visitou o projeto do agricultor Antônio Valquimar. Pimenta ficou satisfeito com o andamento dos trabalhos, que seguem as orientações dos técnicos da Ematerce, visando a produção ambientalmente correta, usando a tecnologia mais moderna que existe, a fertirrigação; no projeto consta a realização da análise de solo, assim, permitindo o uso de nutrientes para a correção do solo, dessa forma, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
“O que mais me chama a atenção é que na região mais seca do estado, num ano de extrema dificuldade por conta dos efeitos da estiagem, os agricultores estão conseguindo produzir, graças à mudança de paradigma, isto é, na aceitação das inovações tecnológicas implementadas pela Ematerce; na visão Charles Darwin, não é o mais forte e nem o mais inteligente que sobrevive, e sim, o mais adaptado a mudança, e isso está acontecendo no interior de Quixeramobim”, exemplificou José Maria Pimenta.
Assessoria de Comunicação da Ematerce | 3217 7872 | @AscomEmaterce
Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim – Ceará.