Presidente da Ematerce no Dia de Campo na fazenda Flor da Serra
10 de agosto de 2012 - 03:00
Empresário Luiz Girão dá informações técnicas aos visitantes sobre a criação de gado leiteiro, a produção de leite e a sua industrialização.
A convite do empresário Luiz Prata Girão, usineiro e proprietário do Laticínio Betânia, o presidente da Ematerce – Engrº Agrº José Maria Pimenta Lima, na quinta-feira, dia 09 de agosto, participou do Dia de Campo na Fazenda Flor da Serra, localizada no Perímetro Irrigado do Dnocs, na Chapada do Apodi – município de Limoeiro do Norte, região jaguaribana, Estado do Ceará. Constou das atividades de visita a campo, onde pôde acompanhar o processo de produção de silagem, a partir do milho com a espiga, um dos mais modernos da América latina, com uso de colhedora de forragem, autopropelida, destinado preferencialmente a ração para alimentação de bovinos, nas propriedades produtoras de leite.
Também foi mostrada a produção de leite, por meio de moderno sistema de ordenha mecanizada, inseminação artificial , além de eficiente programa de gestão, incluindo-se o pastejo rotacionado e irrigado por pivô central. Numa área arrendada de 2.500 hectares, no perímetro irrigado, o técnico Célio Martins produz semanalmente 7.500 toneladas de silagem, suficiente, quantidade suficiente para alimentar um rebanho de 30(trinta) mil bovinos. O quilo da silagem está sendo comercializado ao preço de R$ 0,18 (dezoito) centavos. De acordo com Célio Martins, a seca que assola e castiga o Estado do Ceará, neste ano, fez com que muitos fazendeiros ficassem sem reserva alimentar, necessária para garantir a alimentação do rebanho, e que a silagem produzida por ele, na Chapa do Apodi, está sendo uma excelente alternativa, para que esses animais não venham a morrer de fome, bem como vem assegurando a produção de leite bovino, produto com certa escassez no Estado.
Também participaram do Dia de Campo, deputados federais que compõem a Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara Federal, dentre eles: Raimundo Gomes de Matos (presidente); Domingos Sávio (vice-presidente), mais os membros Alceu Moreira e Carlos Magno; quem também esteve presente foi o deputado estadual Hermínio Resende, presidente da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) Flávio Viriato Saboya, Diretor Geral do Dnocs Émerson Daniel Fernandes, gerente regional da Ematerce Baixo Jaguaribe Benício Diógenes da Silva, gerente do escritório da Ematerce, em Limoeiro do Norte, Antônio Oliveira de Almeida, presidentes das Federações da Agricultura e Pecuária dos Estados do Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Alagoas.
Aproveitando-se da presença dos integrantes da Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara Federal, o empresário Luiz Girão reivindicou mais atenção, por parte do Governo, para com a manutenção do ‘Perímetro Irrigado de Limoeiro do Norte’. “Ao todo, são 2.700 hectares que necessita de uma destinação urgente dessa área, ou para fins de arrendamento ou até mesmo para venda, através de um processo de licitação, para dessa feita beneficiar quem deseja produzir”, reivindicou Luiz Girão. Enquanto isso, o presidente da Ematerce solicitou também a referida comissão, que trabalhe o mais rápido possível, para que a presidenta Dilma regulamente preço diferenciado, com subsidio para a conta de energia elétrica, destinada aos projetos de irrigação, como prevê a Constituição. Por outro lado, o presidente da Faec, Flávio Saboya, sugeriu a criação de um seguro nos mesmos moldes do que existe, para salvaguardar os agricultores da seca, ‘garantia safra’, que seja expandido para garantir ao pecuarista, o suprimento alimentar com silagem para o rebanho animal, quando ocorrer seca.
Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce na Cidade de Quixeramobim – Ceará.
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872