Quixeramobim: produtores fabricam maior queijo do mundo
17 de agosto de 2012 - 03:00
Criadores e produtores de leite do município de Quixeramobim, região centro do Estado do Ceará, por ocasião da edição do Festival do Leite, em 2012, bateram novo recorde, ao produzir o maior queijo artesanal, tipo coalho, do mundo. A peça alcançou o peso de 1.023,3 Kg, e foi apresentada à população, na noite de quinta-feira, 16 de agosto, em clima de muita festa na Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio. O prefeito do município de Quixeramobim, Engenheiro Edmílson Correira de Vasconcelos Júnior, depois de levantar a placa, com a certificação do peso do queijo, se encarregou de fatiar a peça, sendo uma parte para degustação da população e outra para doação com as entidades filantrópicas da cidade.
De acordo com a engenheira de alimentos Débora Cefas Dias, representante da empresa Axa Química, responsável técnica pela fabricação do queijo, após a pesagem, apresentou a receita e disse que foram necessários, para se alcançar o novo recorde, os seguintes itens: 12 mil litros de leite de gado in natura, 120 Kg de sal refinado, 03 litros de coalho e 03 litros de cloreto. “O trabalho de fabricação levou 12 horas e, para dar conta dos trabalhos, foi utilizada a mão de obra de uma equipe de 13 pessoas, que se esforçaram e fizeram um queijo de excelente qualidade, apesar do tamanho da peça”, explicou a engenheira de alimentos Débora Cefas Dias.
Nas edições anteriores do Festival do Leite, o primeiro queijo, em 2007, alcançou o peso de 350 quilos. De lá para cá, o peso do queijo só aumentou na disputa pelo título de maior queijo do Brasil. Em 2008, chegou a 718 quilos, ultrapassando o recorde mundial, que pertencia, até então, à Holanda. Em 2009, alcançou 780 quilos; em 2010, chegou a 910,5 quilos e, no ano passado, alcançou a marca de 1.007 kg. Agora, o novo recorde alcançou os 1.023,3 Kg. “Esse é um feito memorável dos produtores de leite de Quixeramobim, que, apesar de estarem vivendo a maior seca dos último 50 anos, não se abateram e, mais uma vez, provaram que a união faz a força, e venceram todas as adversidades, para fabricar o maior queijo do mundo e, por isso, estão todos de parabéns. Podem comemorar”, destacou o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta.
Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim – Ceará
–
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872