Morada Nova: Ematerce na comitiva do governador no lançamento do Plano Safra
21 de agosto de 2012 - 03:00
O presidente da Ematerce, Engrº Agrº José Maria Pimenta, acompanhado do diretor administrativo e financeiro, Maximiliano Medeiros, participaram da comitiva do governador Cid Gomes, na segunda-feira, dia 20 de agosto, que esteve na cidade de Morada Nova, região do Vale Jaguaribano, quando do lançamento do Plano Safra 2012/2013, no valor total de R$ 960 milhões, e a entrega de título de propriedade de terra a 26.116 agricultores familiares, dos municípios de Abaiara, Barbalha, Beberibe, Caridade, Itapipoca, Itarema, Milagres, Morada Nova, Russas, Salitre, Santa Quitéria, Tamboril, Solonópole e Tauá.
Presidente da Ematerce parabeniza agricultores familiares que receberam títulos de regula-
rização de terra.
O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Dr. Jorge Luiz Chagas Maia e contou, ainda, com as presenças do secretário Nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir André Müller, do titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do0 Ceará (SDA), Nelson Martins; Delegado Federal do MDA no Ceará, Francisco Sombra; Superintendente do Idace, Ricardo Durval, presidente da Adagri, Augusto Júnio; Diretor Adjunto do Incra, Eduardo Martins; Secretário Adjunto da SDA, Antônio Amorim, além dos diretores Itamar Lemos e Cristiano Gois; Deputado Estadual Leonardo Pinheiro; Superintendente regional do BNB, Francisco Rivônio de Moraes Pinho; representante da Fetraece, Luiz Carlos Lima, e do MST, Júnior Mendes, prefeitos e vereadores da região.
Dentro do projeto de Regularização Fundiária do Ceará, o governador Cid Gomes autorizou também a liberação de aproximadamente R$ 1,7 milhão, para a renegociação de dívidas de trabalhadores rurais do Projeto Cédula da Terra, em 114 assentamentos rurais. “Com esses recursos, nós vamos poder implantar novos projetos produtivos nesses assentamentos e ainda renegociar a dívida deles com o Banco do Nordeste”, afirmou o secretário Nelson Martins. Ao todo, 1.500 famílias serão beneficiadas com a iniciativa. Enquanto isso, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, colocou à disposição dos agricultores familiares, as equipes de técnicos dos escritórios, para prestarem orientação, quanto ao acesso ao crédito bancário, via projetos produtivos, haja vista que, a partir de agora, os mesmos passam a dispor do documento da terra, item indispensável à contratação do financiamento bancário.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim – Ceará).
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872