Quixeramobim: Ematerce apoia Programa de Combate à Miséria
22 de agosto de 2012 - 03:00
Visando fortalecer as ações do Programa de Combate a Miséria, no qual estão inseridos agricultores familiares, que trabalham na produção de hortaliças, em áreas públicas, na periferia da cidade de Quixeramobim, região centro, a Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Cear -, por meio do escritório regional de Quixeramobim, distribuiu sementes de coentro para o cultivo nas hortas do Conjunto Esperança e do Horto Florestal. Nessas hortas comunitárias, trabalham cerca de 25 (vinte e cinco) agricultores, na produção de coentro, cebolinha, alface, tomate, pimentão, berinjela, dentre outros produtos, que são comercializados, na cidade, gerando ocupação e renda para famílias carentes.
Ao centro, o presidente da Ematerce elogia a iniciativa dos agricultores(as) familiares, em
sua terra-natal, ou seja, Quixeramobim, produzindo hortaliças de qualidade.
Beneficiado com a semente, o agricultor Pedro Pinheiro de Sousa, 60 anos, disse que, há 16 anos, planta, na horta do Conjunto Esperança, e que, com a venda da verdura, dá para comprar alimento para o consumo da família. “É muito importante essa ajuda que a gente recebe do Governo, pois a semente de boa qualidade é cara e nem sempre a gente pode comprar”, agradeceu Pedro Pinheiro. Quem também agradeceu foi o agricultor Salviano Paulino de Moraes, 86 anos. “Apesar de ser aposentado, eu venho todos os dias cuidar dos meus canteiros; assim, eu não fico parado em casa; aqui, eu produzo cheiro-verde para o consumo de casa e o que sobra eu vendo na feira”, disse Salviano Moraes.
A entrega das sementes foi realizada pelo presidente da Ematerce – Engrº Agrº José Maria Pimenta – auxiliado por técnicas do escritório de Quixeramobim, respectivamente, Maria Edigleuma Matos e Sara Cunha. “Estamos fazendo a nossa parte, prestando assistência técnica e extensão rural a esses agricultores, que, apesar de estarem morando na cidade, são oriundos do sertão, e que na velhice optaram por viver na cidade, mas, para manter a tradição do campo, exercem a agricultura nas pequenas hortas localizadas no cinturão periférico. A Ematerce e a Secretária do Desenvolvimento Agrário, juntas, estão assistindo os agricultores familiares, como determina a prioridade das políticas públicas do Governo do Estado do Ceará”, concluiu Pimenta.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-Ceará).
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872