Quixeré: visita a plantio de melão
24 de agosto de 2012 - 03:00
Para confirmar o ditado popular de que mais vale uma visita do que mil relatórios, o presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta, foi a campo, para conhecer, na zona rural do município de Quixeré, Região Jaguaribana do Estado do Ceará, uma área de 300 hectares, onde está sendo cultivado o melão, com modernas técnicas, aliada às praticas orgânicas. No primeiro estágio do plantio, as mudas do melão recebem uma proteção, com uma espécie de cobertura sintética (Malge), que a protegerá da ação das pragas, insetos, dentre outros.
Informou Pimenta que os tratos culturais são complementados, com a irrigação localizada, pelo sistema de gotejamento, evitando o desperdício de água, que vem de um poço profundo. Na segunda fase do cultivo do melão, é retirada a proteção do (Malge), que envolve as plantas, quando é adicionada uma camada plástica no solo ( TNT), para evitar o crescimento das ervas daninhas, que iriam se alimentar dos nutrientes da terra, concorrendo, assim, com o melão.
Na terceira etapa, quando o melão está prestes a entrar no ciclo de reprodução, são adicionadas colmeias de abelhas, ao longo da plantação, para que ajudem na polinização das plantas e desse modo, aumente a produtividade, de maneira ecologicamente correta. “Fico satisfeito com o que vi; aqui, estão produzindo dentro dos padrões, ecologicamente corretos, a partir do uso racional da água, a proteção das plantas e solo com a cobertura sintética e, o mais importante, consorciando a abelha com o melão, utilizando-se dessa magnifica operária, para auxiliar na polinização das plantas”, elogiou Pimenta.
(Crisanto Dias Teixeira – Jornalista lotado no escritório regional da Ematerce em Quixeramobim – Ceará).
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872