Encerrada capacitação para técnicos da Ematerce pelo MDA
14 de setembro de 2012 - 03:00
A Ematerce encerrou, na sexta-feira, 14/10, no seu centro de treinamento (Cetrex), em Caucaia-CE, o Curso para Agentes de Assistência Técnica e Extensão, que atuarão no Programa Brasil Sem Miséria-PBSM. No encerramento, o presidente da empresa, José Maria Pimenta, agradeceu aos instrutores do MDA e do MDS a excelente abordagem dos assusntos, explanados no decorrer do treinamento, o que foi alvo de elogios por parte dos agentes rurais. Foram facilitadores, no curso com duração de 40 horas, pelos consultores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/SAF/DATER), Maria Nilza de Jesus, Gustavo Nogueira Lemos, Iracema de Paula de Lima Freitas e Sérgio Biron Burgardt e Nilson Nascimento, do Ministério do Desenvolvimento Social.
Saliente-se que o objetivo do curso foi orientar e sensibilizar 34 técnicos da região do Cariri (Cariri-Cariri-Leste e Cariri-Oeste) para atuação no Plano Brasil Sem Miséria. Trata-se da terceira chamada pública, conquistada pela Ematerce. Na abertura do curso, ocorrida no dia 10 último, estiveram presentes o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, o diretor técnico, Walmir Severo Magalhães, e o gerente do Cetrex, Messias.

O Plano Brasil Sem Miséria é direcionado aos brasileiros que vivem em lares, cuja renda familiar é de até R$ 70 por pessoa. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão nesta situação 16,2 milhões de brasileiros, o que representa 8,5 % da população total. No campo, onde se encontra 47% do público do Brasil Sem Miséria, a prioridade é aumentar a produção do agricultor através de orientação e acompanhamento técnico, e oferta de insumos e água.
Para promover a inclusão social e produtiva da população extremamente pobre, o plano agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos em educação, saúde e assistência social, saneamento, energia elétrica e inclusão produtiva. Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o governo federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo crescimento econômico brasileiro.
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872