Emissora faz reportagem com agricultor assistido pela Ematerce
5 de outubro de 2012 - 03:00
Um caso de sucesso será mostrado pela televisão cearense neste final de semana. Será exibido, na manhã deste domingo, dia 7/10, no Programa Nordeste Rural, uma reportagem, produzida no Distrito de São Miguel, município de Quixeramobim, onde o protagonista do caso de sucesso é o agricultor Antônio Valquimar de Oliveira, 52 anos, que trabalha com agricultura irrigada, no sistema familiar. Valquimar é assistido pelo escritório regional da Ematerce no Sertão-Central, com sede em Quixeramobim.
À esquerda, o agricultor Valquimar mostra o resultado da ação extensionista ao presidente
da Ematerce e ao coordenador Estadual da Agricultura Familiar na SDA.
Acompanharam a produção da reportagem os Engenheiros Agrônomos, respectivamente, presidente da Ematerce, José Maria Pimenta; o gerente regional, Tarcísio do Rêgo e Adeílton Carvalho, que prestam assistência técnica e extensão rural na região, onde se localiza a experiência exitosa. Também vieram conhecer o projeto e acompanharam a reportagem os Agrônomos Itamar Lemos, coordenador do Desenvolvimento da Agricultura Familiar – Codaf – e Silas Barros de Alencar, coordenador da Célular de Áreas Irrigadas, Perímetros Públicos e Vazantes – Ceiaip – e Projeto Cultivo Protegido – SDA.
O Projeto do agricultor Valquimar de Oliveira consiste na produção de tomate, variedade Faccini – em sistema de cultivo protegido, irrigado, em telado. A estrutura física e insumos do sistema de cultivo protegido, instalada, custou em torno de R$ 72 mil reais, disponibilizados por intermédio das parcerias entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário e Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará – e o agricultor familiar. Para o presidente da Ematerce, esse projeto-piloto está sendo de grande sucesso, possibilitando maior produtividade, além de não ser utilizado nenhum tipo de veneno no cultivo. ”Nossa missão é apoiar e difundir esse processo de cultivo protegido, que garante 100% da excelente produção; vamos sugerir à SDA, que amplie o projeto, com a finalidade de contemplar mais agricultores da região do Vale de São Miguel, por saber que existe terra fértil e a força pujante do trabalhador rural cearense”, disse Pimenta.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim – Ceará).
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872