Missão Técnica do Baixo-Jaguaribe visita projeto produtivo em Quixeramobim

11 de outubro de 2012 - 03:00

 

 

 

Na quarta-feira, dia 10 de  outubro de 2012, uma comitiva da Ematerce – Empesa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – escritório regional do Baixo Jaguaribe, acompanhado de agricultores familiares estiveram no município de Quixeramobim, para ver de perto e conhecer o projeto de cultivo protegido, assistido pelo escritório regional do Sertão-Central, além da produção irrigada de tomate, pimentão, mamão, maracujá, dentre outros.

 

À frente da comitiva, composta por 14 (pessoas), o Engenheiro de Pesca, Benício Diógenes, gerente da regional do Baixo-Jaguaribe, com sede na cidade de Limoeiro do Norte. Antes da visita de campo, a delegação do Vale do Jaguaribe foi recebida pelo gerente regional do Sertão-Central, Engrº Agrº Tarcísio do Rêgo, que deu as boas-vindas e, numa rápida reunião, disponibilizou informações a respeito da atividade produtiva, que é assistida pelos técnicos da Ematerce de Quixeramobim. Compuseram a delegação-visitante os servidores da Ematerce, acompanhados de agricultores dos municípios de Limoeiro do Norte, Russas, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe e Morada Nova. 

 

   
Limoeiro do Norte: Assessores Regionais – Maria Ivone de Almeida, técnica social – Francisco Evangelista, técnico em agropecuária –  Aline Oliveira Silva, engenheira agrônoma.  
Morada Nova: Veterinário Eloi Marques chefe do escritório local. Engrº Agrº Tiago Cruz – Agente Rural Jailma Rodrigues e o produtor rural Araújo Bezerra da Fazenda Nova Brasília, na sede daquele município.
Tabuleiro do Norte: Josemar de Sousa Viana, técnico em agropecuária – Francisco Wandeberg , técnico em agropecuária – Luzinete Saldanha, produtora rural da localidade de Lagoinha.
São João do Jaguaribe – Posto Avançado: Gilliard Chaves, tecnólogo em irrigação.
Russas – Juclécio de Jesus, agente rural.

 

 

 

 

Já na zona rural de Quixeramobim, a primeira parada foi para ver o caso de sucesso do plantio de tomate irrigado, variedade Faccini, na comunidade de Passagem das Pedras, área de caatinga, polígono da seca, distante 32 Km da cidade, sendo protagonistas os agricultores Roberto Leite Cavalcante, 40 anos, e Hélio Batista de Oliveira, 60 anos, genro e sogro, respectivamente. Nessa localidade, já foram colhidas mais de 500 (quinhentas) caixas de tomate, que estão sendo comercializadas na Ceasa. De acordo com o agricultor Roberto Cavalcante, o tomate, tanto bota pra frente, como bota pra trás, porém o preço atual está muito bom; na segunda-feira, dia 09/10, o tomate, que levou, a caixa foi vendida por R$ 40,00 (Quarenta Reais).    

 

Outro agricultor visitado foi Antônio Valquimar de Oliveira, 52 anos, que trabalha com a produção irrigada na localidade de São Miguel. Na pequena propriedade desse agricultor familiar, assistido pela Ematerce, foi instalado um viveiro telado para a produção através do cultivo protegido. A produção se dá através da fertirrigação em sistema superintensivo. Atualmente está sendo iniciada a colheita de 2.500 pés de tomate, variedade longa vida. O agricultor Valquimar mantém outras áreas irrigadas, porém sem o telado, onde cultiva 15 mil pés de pimentão variedade Tibérius; 700 pés de mamão-formosa e 200 pés de maracujá. O agricultor familiar Antônio Valquimar explicou para a comitiva, como acontece o funcionamento do sistema de produção, passo à passo, até a comercialização.

 

No final da visita técnica, o Engenheiro de Pesca Benício Diógenes, gerente regional do Baixo Jaguaribe, disse ter ficado satisfeito com o quer viu. Disse ainda que era muito gratificante ver que, apesar da seca, o interior está conseguindo produzir, gerando emprego e renda para o homem do campo e, dessa forma, barateando o preço dos produtos agrícolas para o consumidor final. Quem também se mostrou satisfeita foi a produtora Luzinete Saldanha, de Tabuleiro do Norte. “Na minha propriedade, mandei cavar um poço profundo, que apresentou uma vazão de 7 mil litros d’água, por hora. Assim, creio que dará para  produzir frutas e verduras por meio de irrigação. Gostei desse telado e vou vê ser consigo comprar um para diversificar minha atividade, onde comecei com a castanha de caju e a bovinocultura de leite”, explicou Luzinete Saldanha.   
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim – Ceará).

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872