Jaguaribara: Dia de Campo sobre Pastejo Rotacionado

26 de outubro de 2012 - 03:00

O presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta, participou, no dia 25 de outubro de 2012, no município de Jaguaribara, na comunidade de Mandacaru, de um Dia de Campo sobre Pastejo rotacionado, com irrigação. Ao evento, compareceram o secretário Nelson Martins, do Desenvolvimento Agrário do Ceará; o secretário adjunto Antonio Amorim; o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Flávio Teles, gerentes regionais, locais e extensionistas da Ematerce, afora mais de 200 agricultores dos municípios circunvizinhos.

 

 

 

 

Informou Pimenta que o dia de campo foi uma promoção da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Ematerce, com apoio das empresas Danone e Betânia. Disse mais que o projeto Produção de Leite, sendo o gado alimentado com capim irrigado, beneficia 130 assentados, sendo destinada uma área de 3 hectares, para cada um, com toda a infraestrutura para irrigação. Houve, ainda, a demonstração de como se produz, corretamente, o feno.

 

O dia de campo contou com 4 estações, que abordaram desde o Conceito do projeto Mandacaru, passando pelo sistema de irrigação e bombeamento da água, escolha do capim propício para o sistema de pastejo rotacionado até a produção de feno. No final, houve uma palestra com representantes da Danone. Na oportunidade foram entregues aos produtores do Mandacaru kits de inseminação e higienização do leite e de uma ensiladeira pelo Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará.

O escritório regional da Ematerce de Jaguaribe foi representado pelos agentes rurais de Jaguaribe, Pereiro e Jaguaribara, pelo coordenador do posto avançado de Jaguaribara, Edésio, produtores do Mandacaru e as assessoras regionais de crédito e bovinocultura de leite, bem como produtores do sítio Córrego das Pedras, de Jaguaribe. A Ematerce colaborou com outras entidades, como o Instituto Agroplos e a SDA na realização desse dia de campo.

Dentre outros objetivos, destaca-se o de mostrar aos produtores que vale a pena produzir feno, para assegurar a alimentação dos animais, no período de estiagem, período este que se enfrenta atualmente, afora capacitar os técnicos, para que sejam multiplicadores dessa técnica.

 

No tocante ao pastejo rotacionado, a finalidadade é aumentar a eficiência da pastagem, já que é feito um calendário, onde sempre haverá partes do pasto, sendo usadas e partes em descanso, para que a planta se recupere.

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872