Agropacto: presidente da Ematerce sugere estimular maior consumo de tilápias

30 de outubro de 2012 - 03:00

O presidente da Ematerce, Eng.º Agrº  José Maria Pimenta, participou, na manhã de terça-feira, 30 de outubro de 2012, no auditório Superintendência do Banco do Brasil, em Fortaleza, do Encontro Semanal do Pacto de Cooperação da  Agropecuária Cearense (Agropacto), promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), presidido  por seu titular Eng.º  Agrº Flávio Saboya.

O tema do encontro foi “Resultados e Oportunidades da Missão Cearense à Feira Internacional de Aquicultura no Chile, apresentado pelo presidente da Associação Cearense de Aquicultores (ACEAq) e da Câmara Setorial de Tilápia, Camilo de Moraes Diógenes. Na palestra, foram expostos os principais problemas que emperram o desenvolvimento da tilápia, no Estado do Ceará,
dentre os quais, a não inclusão ainda do filé desse peixe na merenda escolar.

Pimenta informou que o presidente da ACEAq  fez uma viagem ao Chile, para ver a experiências no processo  de criação do salmão em cativeiro, afora saber que tipo de apoio o Governo chileno dispensa ao setor pesqueiro, considerando-se ser esse país o 2º maior produtor de pescado do mundo. Tomou conhecimento também dos cuidados sanitários, quando da produção de pescado em cativeiro.

Na ocasião, o dirigente da Ematerce sugeriu aos presentes que se massificasse, por meio de uma campanha de Marketing, o consumo de tilápia por parte das pessoas de baixa renda, o que contribuiria para a expansão de sua produção em cativeiro no Ceará. A sugestão do titular da Ematerce foi bem aceita, pois, anteriormente, foi mencionado o contrário, ou seja, aumentar o seu consumo por parte das pessoas de média e alta rendas. Assim, prevaleceu a sugestão de que a tilápia tornar-se mais consumida também  pela população de baixo poder aquisitivo.

Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872