Lançada 2ª Etapa da Vacinação contra febre aftosa no Ceará
31 de outubro de 2012 - 03:00
O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, o assistente da presidência Itamar Teixeira e o diretor administrativo e financeiro, Maximiliano Medeiros, o gerente de Apoio Técnico (Geate), Cláudio Matoso, assessores estaduais participaram, na manhã de terça-feira, 31 de outubro de 2012, do lançamento oficial da 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, na fazenda de experimentação agropecuária da Universidade Estadual do Ceará (Uece), localizada em Guaiuba, a 26 quilômetros de Fortaleza.
O prazo da vacinação encerra-se-á no dia 30 de novembro do ano em curso. Prestigiaram o evento o prefeito de Guaiuba, Marcelo Fradique, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a superintendente do Ministério da Agricultura no Ceará, Maria Luiza Rufino, o Reitor da Uece, Jakson Coelho, o vice-Reitor Ildebrando Santos, o coordenador estadual da campanha, Médico Veterinário Joaquim Sampaio, além de pecuaristas e extensionistas da Ematerce.
Segundo o presidente da Ematerce, a meta, para a citada etapa, é superar o percentual da 1ª fase, quando o Estado bateu todos recordes estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, imunizando mais de 93% do rebanho bovino e bubalino, ou seja, aproximadamente, 2 milhões e 501 cabeças de um total de quase dois milhões e setecentos mil animais em todo o Estado.
Ressalte-se que a multa, para quem não vacinar o rebanho é de R$ 13,43 por cabeça. Cumprindo-se todos os requisitos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), desde a contratação de novos servidores, por meio de concurso público, até a vacinação exigida, o Estado do Ceará deve sair da zona de risco médio e alcançar o “status! de livre com vacinação ate março de 2014.
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872