Ematerce: reordenamento agrário no assentamento Leite

31 de outubro de 2012 - 03:00

A Ematerce, por intermédio do Eng.º  Agr° e assessor estadual de Crédito Fundiário, Antonio César Sá Neto, lotado na Gerência de Apoio Técnico (Geate), em Fortaleza, vem fazendo o acompanhamento de assistência técnica e extensão rural (Ater), no assentamento Leite, no tocante a  Crédito Fundiário, durante cinco anos, para 20 famílias assentadas, cuja área do imóvel é de 601 hectares.

 

Segundo César Sá, dentre os pontos positivos, nesse assentamento, destacam-se, graças às orientações técnicas dos extensionistas, uma área implantada de 127 hectares de cajueiro-anão precoce, sendo 37 de área coletiva e 90 individual, além de 20 residências construídas, 20 cisternas de placa, um poço profundo, 03 cacimbas, uma casa de farinha, uma casa de mel e um viveiro de mudas.

Informou, ainda, o assessor estadual da Ematerce que existem 04 quintais produtivos, com as culturas de macaxeira, cheiro verde, tomate, pimentão, maxixe, caju, manga, graviola, mamão, melancia, maracujá, coco e tangerina, fornecidas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

As ações extensionistas dizem respeito também à contrução coletiva e ao acompanhamento do Plano de Ação da Comunidade (PAC). Ressaltou, em seguida, o excelente nível de organização, o senso de família, a capacidade de trabalho, uma comunidade fortalecida e unida. Acrescente-se ainda a existência de um calendário de festas comemorativas e eventos religiosos. À parte, frise-se a participação ativa das mulheres nas ações, afora crianças e jovens frequentando os bancos escolares.

Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872