Ematerce: presente na 58ª Expoece 2012

19 de novembro de 2012 - 03:00

Prossegue, nesta segunda-feira, 19, encerrando-se, no domingo 25, a 58ª Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece 2012), no Parque de Exposições Governador César Cals, aberta pelo governador Cid Gomes, acompanhado do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Nelson Martins, do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, dentre autoridades estaduais e federais, convidados e criadores de bovinos, ovinos, caprinos e equinos, além de empresários do setor agropecuário e agricultores familiares.

Presidente da ACC, Paulo Helder, fala sobre os objetivos da Expoece 2012. Ainda na foto,

o governador Cid Gomes (camisa escura) ao lado do secretário da SDA, Nelson Martins, e do presidente

da Ematerce (camisa quadriculada) José Maria Pimenta.

 

A 58ª Expoece é uma promoção do Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC), cujo presidente é o Engenheiro Agrônomo Paulo Helder Alencar Braga.  A feira apresenta expositores  de animais e produtos, com cerca de 500 estandes, afora destacar exemplos de projetos exitosos desenvolvidos por agricultores familiares, assistidos pela Ematerce. Esta empresa participa com um escritório móvel (VAN), onde são exibidos vídeos técnicos e a distribuição de material promocional sobre atividades agropcuárias, além da presença de técnicos, para darem explicações ao público sobre a atuação da Ematerce no Estado do Ceará.

Na Expoece- 2012, há animais, oriundos dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio G. do Norte e São Paulo. Há, também, o julgamento e exposição de caprinos, ovinos, bovinos, leilões, concurso leiteiro, além da premiação de R$ 40 mil aos donos dos animais. Como novidade, destaque-se o julgamento de equino da raça quarto de milha, que é muito utilizada em vaquejadas, segundo Paulo Helder, presidente da ACC. Acrescente-se a realização da prova de tambores, que mede a agilidade da raça quarto de milha, maga larga e a exposição de pôneis, vindo de Recife-PE.

Consta, ainda, da programação a venda de produtos da Agricultura Familiar, incluindo as delícias, fabricadas na Casa do Mel, Casa da Farinha e Engenho, Fazendinha e Bodega, Restaurantes e Bares. Na parte de entretenimento, acontecem apresentações artísticas, manifestações culturais, do parque de diversões, do pesque e pague, dentre outras atrações.

Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872