Nova Olinda: sucesso Feira de Ciência para professores e alunos
21 de novembro de 2012 - 03:00
Visando promover a educação ambiental, para estudantes e professores da rede pública do ensino fundamental e médio e da sociedade como um todo, a Ematerce, em Nova Olinda, participou da Feira de Ciência, realizada pelo colégio estadual, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2012, por julgar que a escola tem um importante papel na formação de cidadãos éticos, comprometidos com a qualidade de vida do planeta.
No decorrer do evento, foi apresentada uma das principais causas da degradação ambiental, seja no meio rural, seja no meio urbano, que é a erosão hídrica do solo. Para expor e demonstrar as ações da erosão, foi usado o simulador de erosão, que é uma forma simples e prática, para se visualizar o efeito de uma erosão. Por meio desse equipamento didático, foi possível passar aos alunos alguns pontos: 1- A importância das práticas conservacionistas de solo e água. 2- O uso da cobertura de solo pela vegetação viva ou morta/palhada como meio de se evitar o impacto das gotas d’ água sobre o solo, favorecendo a infiltração e o armazenamento da água no interior do solo e aquíferos.
Segundo o Engenheiro Henry Saldanha, mestre em solos, existe uma deficiência, na quantidade e qualidade dos materiais didáticos, quanto ao ensino do solo. De acordo com coordenadora do posto avançado, Elisângela de Almeida, a presença da Ematerce, nesse evento, foi de grande importância, pois sensibilizou os alunos, professores e a população, no tocante à necessidade da conservação dos solos. Ressalte-se que, na feira, houve a participação, de forma alternada, dos técnicos agrícolas Tatiane, Cosmo, Diego e Adriano.
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872