Quixeramobim: Programa de Convivência com o Semiárido amplia açude

26 de novembro de 2012 - 03:00

No final de semana passado, o presidente da Ematerce, Engenheiro Agrônomo José Maria Pimenta Lima, visitou comunidades da zona rural do município de Quixeramobim, quando viu de perto os trabalhos de ampliação de açudes comunitários, destinados ao abastecimento d’água para o consumo humano e animal. Na comunidade de Pinhão Um, distante 21 Km da cidade, acompanhado do agricultor familiar, Valdemar Fernandes de Oliveira, 72 anos, presenciou os trabalhos de ampliação de um pequeno açude, que levou 70 (setenta) horas de trator com madal, elevando a parede do reservatório em um metro, bem como ampliando sua parede, em mais vinte metros, e, dessa forma, garantindo o abastecimento d’água por dois anos, para dez famílias que residem no entorno do açude.

 

Presidente da Ematerce acompanha ampliação de açudes comunitários em Quixeramobim-CE.

 

 

De acordo com o presidente da Ematerce, esse programa de convivência com o semiárido,  que constrói e amplia pequenos açudes comunitários, vem possibilitando, que muitas famílias sejam abastecidas com água de boa qualidade, evitando, assim,  a dependência do carro pipa, principalmente em momentos de extrema dificuldade, como o que o homem do campo atravessa, nesse ano, por conta da seca que castiga o Ceará.

 

“Esse açude é estratégico, para a comunidade do Pinhão, pois, além de poder atender as demais localidades, num raio de até uma légua de distância”, disse Zé Maria Pimenta. Por outro lado, o agricultor Valdemar Fernandes de Oliveira falou estar satisfeito com a ação governamental, que, na hora certa, veio realizar os trabalhos de ampliação do açude, construído na década de 1980.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim – Ceará).

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217-7872