Iracema: reunião com grupo de artesãs no sítio Recanto

7 de dezembro de 2012 - 03:00

No dia 5 de dezembro de 2012, realizou-se, no sítio Recanto, no município de Iracema (região Médio-Jaguaribe), uma reunião com o grupo de mulheres artesãs. O objetivo dessa reunião foi a consolidação desse. De acordo com a Agente Rural da Comunidade, Elisângela Andrade, o grupo começou, de maneira informal, com a reunião dessas mulheres, para conversas cotidianas, sendo que cada uma delas trazia material para confecção de artesanato. Então, quando a Ematerce iniciou o processo de assistência técnica e extensão rural, foi fada a sugestão pela agente rural Elisângela, de essas mulheres formarem um grupo de artesãs. A reunião contou com a participação das mulheres, da agente rural da comunidade, Elisângela Andrade, e da assessora regional de Ater, Erika Paiva.

 

 

 

Na oportunidade, foram utilizados os recursos de metodologias participativas, como a linha do tempo e a matriz de priorização de problemas, quando elas falaram sobre a história da comunidade e do artesanato, além das vantagens e dificuldades do artesanato e dos problemas do grupo. Ressalte-se que o artesanato do grupo é bastante variável: filé ou tela (onde há junção das técnicas tradicionais com o bordado), vagonite, crochê, pintura, em panos de prato, confecção de tapetes, etc. “A minha vida sempre foi o artesanato. E o meu sonho é que o artesanato, que faço com tanto amor, seja valorizado e reconhecido e vocês, da Ematerce, são os que estão nos ajudando a dar o primeiro passo”, disse a artesã Luzinete.

 

No final da reunião foi lido uma frase do Gandhi que diz o seguinte: ” O homem se torna muitas vezes o que ele próprio acredita que é. Se eu insisto em repetir para mim mesmo que não posso fazer uma determinada coisa, é possível que eu acabe me tornando realmente incapaz de fazê-la. Ao contrário, se tenho a convicção de que posso fazê-la, certamente adquirirei a capacidade de realizá-la, mesmo que não a tenha no começo”. E foi justamente isso que a equipe da Ematerce viu de especial nesse grupo: a determinação, a garra, a força de vontade, a união e a crença de que se se lutar pelo que quer, chega-se aos objetivos desejados e, com certeza, a Ematerce estará presente, para auxiliar esse grupo de mulheres.

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217-7872