Madalena: Dia Especial sobre Palma Forrageira

10 de dezembro de 2012 - 03:00

Na sexta-feira, dia 07 de dezembro, realizou-se, no Distrito de Cajazeiras, município de Madalena, região Centro do Estado do Ceará, um Dia Especial sobre Palma Forrageira, numa promoção da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Ematerce e Instituto Agropolos e Prefeitura de Madalena.

 

Da esquerda para direita, secretário Nelson Martins, o presidente José Maria Pimenta, o prefeito

de Madalena, Wilson de Pinho, o secretário adjunto da SDA, Antonio Amorim, e o diretor técnico

da Ematerce, Walmir Magalhães.

 

 

Ao evento, estiveram presentes o secretário do desenvolvimento agrário, Nelson Martins, o secretário adjunto, Antônio Amorim, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, o diretor técnico, Valmir Severo, o coordenador do desenvolvimento da Agricultura Familiar da SDA< Itamar Lemos, o prefeito de Madalena, Wilson de Pinho, o gerente regional da Ematerce Sertões de Canindé, Onésimo Pereira, técnicos da SDA, Ematerce, Agropolo, da prefeitura, secretários de agricultura da região, vereadores, agricultores familiares e pecuaristas, professores, convidados, além de estudantes da Escola de Ensino Fundamental Dau Alberto de Cajazeiras – Madalena-CE.  

Ato_palma_forrageira

Presidente da Ematerce fala sobre a importância de se plantar palma forrageira no semiárido

para consumo animal.

 

O presidente da Ematerce, Engrº Agrnº José Maria Pimenta, destacou a importância que o Governo do Estado vem dando ao setor rural, que ora enfrenta uma das piores secas da história. Pimenta enfatizou que o cultivo da palma forrageira é de grande utilidade, para formação de reserva alimentar, e que a mesma serve para todos os animais e até para o consumo humano. “Quem tem palma forrageira sofre com a estiagem, quem não tem sofre mais ainda com a seca; a palma não morre, enquanto as demais plantas não resistem à falta d’água e as intempéries do tempo; o escritório da Ematerce de Madalena vem-se destacando nesse instante de dificuldade, por qual passa o agricultor e seus animais, fazendo com que o município seja uma referência, no cultivo da palma, através do incentivo e apoio da Extensão Rural”, elogiou José Maria Pimenta.

 

Ato_palma_forrageira_3

Palma Forrageira planta que se adapta bem ao semiárido, sendo fonte de alimentação para

o gado, principalmente durante a seca.

 

Por outro lado, o secretário do desenvolvimento agrário, Nelson Martins, aproveitou a ocasião, para elogiar o trabalho da Ematerce, que, segundo ele, nesses 58 anos de existência, completados na semana passada, constitui o braço direito da SDA, na implementação das ações de políticas públicas, voltadas para o fortalecimento da economia rural e a manutenção do homem do campo, em seu torrão natal, apesar de todas as adversidades.

 

De acordo com o secretário Nelson Martins, o programa de disseminação da palma forrageira já adquiriu 1.200.000 raquetes e que foram distribuídas aos agricultores e que, para 2013, serão adquiridos mais três milhões de raquetes, que serão inseridas no programa  governamental ‘Hora de Plantar’. “Quem tem palma não precisa vender rebanho, por ser uma reserva estratégica, ótima fonte de aceitação e valor nutritivo para o rebanho animal”, destacou Nelson Martins.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim – Ceará).

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217.7872