Quixeramobim: Governo recupera e amplia açude
26 de dezembro de 2012 - 03:00
A comunidade, composta de agricultores familiares, residentes na Vila de Santa Isabel, Distrito de São Miguel, distante 43 km da sede do município de Quixeramobim, região Centro do Estado do Ceará, foi beneficiada pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário -SDA – e Ematerce, com a liberação de 330 (trezentas e trinta) horas de trator madal, necessárias para ampliação e recuperação de um açude comunitário, que abastece 15 famílias com água para o consumo humano, bem como para a atividade produtiva na bovinocultura de leite, com água para os animais e a produção de forragem, como reserva alimentar para o rebanho bovino e pequenos animais, como: ovinos, caprinos, suínos e aves.
Presidente da Ematerce visita açude seco e que será recuperado pelo Governo do Estado.
O açude foi construído, no início do século passado, em 1902, pelo agricultor Manoel da Rocha Lima, utilizando uma tropa de jumentos, como forma motriz, para construção da parede. Como à época não foi feito um alicerce, como deveria, levou o reservatório a arrombar, por treze vezes, sendo a última no ano de 1984. Nesse ano de 2012, por conta da seca que assola o Nordeste brasileiro e, com maior amplitude o Ceará, o açude veio a secar, causando prejuízos para a atividade produtiva, além de provocar escassez de água para o consumo humano. O agricultor José Amélio Baia da Rocha, 35 anos, casado, que vive da venda da produção de leite bovino, foi um dos que tomou a frente, para reivindicar a execução dos serviços. Por outro lado, o agricultor João Lima Pinheiro, 39 anos, casado, satisfeito com os serviços executados no açude, comemora a ação governamental, afirmando que, agora, terá como ampliar o criatório, dessa forma aumentando a produção de leite.

Agricultor familiar José Amélio da Rocha satisfeito com a recuperação do açude pedida pelo
presidente da Ematerce ao governador Cid Gomes.
Sensibilizado com o sofrimento daquelas famílias, o presidente da Ematerce, Engrº Agrº José Maria Pimenta Lima, tratou de levar até a SDA e ao governador Cid Gomes a reivindicação da comunidade de agricultores familiares. De pronto, como ação de combate aos efeitos da seca no Eestado, a obra foi autorizada e executada. De acordo com especificação técnica dos serviços, a parede mede 100 metros de comprimento, com nove metros de altura, tendo sido feito outro alicerce, colocado um novo pé, que iniciou com cinco metros e o acréscimo de mais um metro na altura da parede, com um coroamento de quatro metros, que possibilitará dobrar a quantidade de água, no reservatório, que agora terá condições, para armazenar água, para uso, por até quatros de estiagem, resolvendo o problema em definitivo do desabastecimento da comunidade de Santa Isabel.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim Ceará).
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872