Equipe do Nordeste Rural faz reportagem em Senador Pompeu

24 de janeiro de 2013 - 03:00

O presidente da Ematerce, Engenheiro Agrônomo José Maria Pimenta Lima, acompanhou o jornalista André Alencar e sua equipe, formada por jornalistas da TV Verdes Mares de Fortaleza, ao trabalharem na produção de reportagens para o programa Nordeste Rural, que destacará o sucesso de Perímetro Irrigado, desenvolvido pelo Gaci – Grupo de Apoio à Comunidade do Inharé,  no município de Senador Pompeu, região centro do Estado do Ceará, que conta com o apoio da Governo do Estado e prefeitura. Na semana passada, a alta produtividade do perímetro, em plena seca, foi mostrada em reportagem do Jornal Diário do Nordeste.

 

Ao centro, o presidente da Ematerce, ladeado pelo repórter do Programa Nordeste Rural e

o agricultor que explora a bovinocultura de leite.l

 

O perímetro irrigado foi implantado pelo Governo do Estado, no ano de 1991, e conta com a assistência técnica e extensão rural do escritório da Ematerce em Senador Pompeu. Ao todo, 45 famílias vivem do trabalho com a irrigação, explorando comercialmente a bovinocultura de leite, por meio do pastejo rotacionado e a produção de alimentos, com destaque para o feijão e a fruticultura. Ressalte-se que R$ 3.159.000,00 foram investidos pelo Governo do Estado, numa área de 165 hectares de terra de aluvião, às margens do Rio Banabuiú, perenizado com as águas da Barragem do Patu.

 

AGRICULTORES TRABALHANDO

Feijão irrigado:garante boa safra e lucros aos agricultores familiares em plena seca.

 

A comitiva foi composta, ainda, pelo gerente regional da Ematerce – Albany Rangel – pelo prefeito de Senador Pompeu, Vauiris Mendes, pelo presidente do Gaci, Abisolon Mendes de Carvalho, pelo secretário de agricultura,  técnicos da Ematerce e da prefeitura, agricultores familiares e pecuaristas envolvidos no trabalho.  “Além da produção agrícola, o perímetro garante emprego para cerca de 300 a 400 pessoas, residentes na cidade de Senador Pompeu, constituindo-se importante fonte geradora de ocupação e renda para os agricultores afetados com a estiagem”, destacou José Maria Pimenta.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-Ceará).

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217.7872