Quixeramobim: Dia de Campo sobre milho e palma

1 de fevereiro de 2013 - 03:00

O presidente da Ematerce – Engenheiro Agrônomo José Maria Pimenta Lima – acompanhado de extensionistas dos escritórios da Ematerce, nos municípios de Quixeramobim, Madalena e Boa Viagem, participaram de um Dia de Campo, realizado na quinta-feira, dia 31 de janeiro, no Distrito de Fogareiro, município de Quixeramobim, Região Centro do Estado do Ceará. Durante todo o dia, acompanharam os trabalhos desenvolvidos em unidades demonstrativas de cultivos irrigados de milho e palma forrageira, além de participarem de palestras técnicas. O evento foi realizado pelos agricultores familiares que compõem uma entidade associativa, denominada “Unidos a Caminho da Verdadeira Justiça”, com o apoio do Governo do Estado,  através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Ematerce, Prefeitura, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Faec, Senar, Sebrae, Sindicato Patronal Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, afora empresas que comercializam produtos agrícolas.

 

 Plantio de palma forrageira.

 

Na primeira unidade demonstrativa, foi vista uma área de dez hectares, de propriedade do agropecuarista Romeu Pontes Borges, que  produz milho hÍbrido, irrigado com as águas do açude Fogareiro, pelo sistema fixo com aspersor super 10 e lâmina de 8mm. O milho foi semeado, há 75 dias, e está sendo colhido de forma mecanizado para a produção de silagem. De acordo com o tesoureiro da Associação de produtores – Melquisedeque Oliveira de Sousa – ao todo serão produzidas 550 toneladas de silagem, ao custo de R$ 0,06 (seis centavos de real) o quilo, e está sendo todo comercializado, entre os fazendeiros da região, ao preço final de R$ 0,20 (vinte centavos de real) o quilo.

 

DIA DE CAMPO 2

 Plantio de milho híbrido.

 

A segunda unidade demonstrativa, visitada, foi um plantio experimental de meio hectare de palma forrageira irrigada, esperando-se uma produção de 80 toneladas de massa verde, bastante apreciada pelos rebanhos bovinos, ovinos e caprinos, dentre outros. De acordo com o presidente da Ematerce – Engº Agrº José Maria Pimenta Lima – a palma forrageira é uma planta, conhecida na região, desde o inicio do século passado, e que, nesta seca, está tendo grande serventia, como reserva alimentar, para socorrer os animais. “Devido à importância dessa planta, para a economia do Ceará, o Governo do Estado inseriu a Palma Forrageira no Programa Hora de Plantar, para que os agropecuaristas passem a fazer uso dela, diariamente, na dieta alimentar dos animais, e não somente como reserva, para épocas de dificuldades; isso, graças aos benefícios que essa planta traz, sendo utilizada como ração no dia a dia”, explicou Pimenta. (Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no escritório regional da Ematerce em Quixeramobim – Ceará).

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio josé @ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217-7872