Ematerce na reunião do Comitê da Seca na Assembleia

19 de fevereiro de 2013 - 03:00

O presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta Lima, acompanhado de assessores estaduais da empresa, participou, na segunda-feira, 18 de janeiro de 2013, da reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca do Estado do Ceará, na Assembleia Legislativa do Ceará, com a bancada federal cearense e com representantes do Pacto de Cooperação da Agropecuária do Ceará (Agropacto), para discutir ações, visando garantir a convivência com a seca.

 

 

Da direta para esquerda, o assessor estadual de crédito fundiário, Alcy Paiva, o presidente da

Ematerce, José Maria Pimenta, e assessora estadual do Turismo Rural, Fernanda Aquino.

 

A ideia foi a utilização dos perímetros irrigados administrados pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas para a produção de forragem para a alimentação do rebanho, caso se confirme a previsão de mais um ano de seca. Em seu pronunciamento, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC), Flávio Saboya, destacou a ideia de se negociar com o DNOCS o uso dos perímetros irrigados administrados pelo órgão para a produção de forragem para a alimentação do rebanho. Saboya destacou que as previsões para 2013 apontam para mais um ano de seca e defendeu uma agenda, envolvendo os poderes Executivos e Legislativo para definição, viabilização e implementação de um projeto emergencial que atenda as demandas do setor rural. Sugeriu entre outras coisas, a criação do Grupo Executivo de Segurança Alimentar Pró-Animal.

 

Com a palavra, o secretário do Desenvolvimento Agrário e coordenador estadual do Comitê da Seca, Nelson Martins, destacou a experiência exitosa do Estado para a produção de forragem, o que já acontece no Perímetro Irrigado Mandacaru, em Jaguaribara. “Nós vamos negociar com o Governo Federal, a utilização desses perímetros para a produção de forragem, tomando como exemplo o trabalho realizado no Mandacaru”, enfatizou. Ainda sobre a alimentação animal, Nelson Martins demostrou preocupação com a distribuição de milho. “É inexplicável que como o Centro-Oeste, Sul e Sudeste têm superssafra e esse milho não consegue chegar na quantidade que nós precisamos, a burocracia tem atrasado”. O secretário representou o Governo do Estado durante a sessão.

 

 

Estiveram presentes, também, à reunião o secretário de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, César Pinheiro, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Alexandre Pereira, o senador Inácio Arruda, os deputados federais, Antônio Balhmann, José Guimarães, Eudes Xavier, Raimundo Gomes de Matos, Gorete Pereira, José Aírton Cirilo, os deputados estaduais, Hermínio Resende, Dedé Teixeira, Lula Moras, Fernanda Pessoa, Tin Gomes, Silvana Oliveira, José Sarto , Heitor Ferrer, Míriam Sobreira, Neto Nunes e Roberto Mesquita.

 

Divulgou a Assessoria de Comunicação da SDA que as próximas reuniões do Comitê da Seca serão no interior, sendo em Barro, no próximo dia 25 de fevereiro, e em Quixeramobim, no dia 1º de março.

 

 

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria da Ematerce

 

Antonio José de Oliveira – (85) 3217-7872
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br|
Twitter: @ascomEmaterce