Paramoti: Ematerce e SDAM adquirem 70 mil raquetes de palma forrageira

20 de fevereiro de 2013 - 03:00

A Ematerce, posto avançado de Paramoti, em parceria  com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, por intermédio de Maria de Almeida Rodrigues, trabalha para a aquisição de 70 mil raquetes de palma forrageira, que serão distribuídas aos agricultores familiares do municipio de Paramoti. Informou Wllissis Gonçalves, coordenador do posto avançado da Ematerce, em Paramoti-CE, que essa planta contribui, em época de seca, para complementar a alimentação dos bovinos.
 
 

Extensionistas da Ematerce orientam os agricultores no plantio da palma forrageira.

 

A palma é uma forrageira de origem mexicana, pertencente à família cactaceae, com altura média entre 30 e 50 centímetros. Fonte de energia, carboidratos, fibrose e nutrientes, desenvolveu-se bem no país principalmente no nordeste devido à sua capacidade de se adaptar às condições climáticas. Por aqui Na região é muito utilizada como alimento para os animais, especialmente em períodos de seca.

 

Típica de regiões quentes, normalmente a palma é produzida de forma rudimentar.  O plantio é feito em qualquer tipo de solo e a primeira colheita só acontece depois de quatro anos. Mesmo com o clima propicio a produtividade de palma na região é baixa devido à ausência de cuidados dos produtores no cultivo, a falta de investimentos financeiros e tecnológicos.

 
 
A FAO reconhece o potencial da palma e sua importância para contribuir com o desenvolvimento das regiões
áridas e semi-áridas, especialmente nos países em desenvolvimento, através da exploração econômica das várias espécies, com conseqüências excelentes para o meio ambiente e para segurança alimentar. Mundialmente, a palma, conforme registros, na Literatura, é utilizada para produzir forragem, verdura, para consumo humano, principalmente
no México, frutas frescas, processadas para os mercados nacional e internacional, especialmente EUA e Europa, além da possibilidade de exploração das propriedades medicinais.

 

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria da Ematerce
Antonio José de Oliveira – (85) 3217-7872
Antonio.jose@ematerce.ce.gov.br|
Twitter: @ascomEmaterce