Ematerce: palestra sobre importância da Páscoa
5 de abril de 2013 - 03:00
Dirigentes e empregados da Ematerce, do escritório estadual, em Fortaleza-CE, assistiram, na manhã de sexta-feira, 5 de abril de 2013, no andar térreo da sede, à palestra do padre Francisco Aglailton Lourenço da Silva, da Congressão Piamartina da Sagrada Família de Nazaré, Pároco da Igreja de Nazaré no Montese.
A palestra do Padre Aglaíton foi elogiada pela diretoria e empregados do escritório estadual.
Na abertura do encontro, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, desejou a todos uma Feliz Páscoa, chamando a atenção de todos para o significado da Semana Santa, quando o mundo cristão celebra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, exemplo para toda a humanidade, devido às suas lições, dentre as quais a maior delas, ou seja, amar o próximo como a nós mesmos. Ao final do encontro, agradeceu, em nome dos demais dirigentes e empregados, a excelente palestra do padre Aglailton e a doação de gêneros alimentícios para a Casa de Apoio dos Jovens Internos, que vivem à margem da sociedade.
Em sua mensagem, padre Aglaíton reportou-se à importância não da Páscoa, porém da Semana Santa, que começa, na quinta-feira, com a realização da Santa Ceia, passando pela crucificação, na sexta-feira, e culminando com a ressurreição de Jesus no sábado chamado de Allelluya. Rememorou os tempos de Jesus, aos doze anos, pregando no Templo de Jerusarlém, onde somente entrava quem era da classe privilegiada, pois pobres não tinham o direito e frequentá-lo. Nesse templo, Jesus pregou a palavra de Deus e deus alguns ensinamentos de vida aos Doutores da Lei.
Por último, disse que a Igreja Católica está resgatando a verdadeira Páscoa, não a de outrora, que era festiva, onde abundavam comidas e bebidas. A Páscoa verdadeira é comunhão, participação, amor incondicional ao semelhante, respeito ao próximo, dedicação aos pobres e aos que ficam à margem da sociedade de consumo. Enfim, um momento de reflexão, na vida das pessoas, sobre os valores humanos, a fé em Deus, sua missão na Terra e no seio da família.
Lembrou, ainda, que Jesus sacrificou sua vida, como homem-Deus, para salvar do pecado original toda a humanidade. No final, o extensionista Euclides Pinheiro fez considerações a respeito da celebração da Páscoa. Desejou aos presentes uma Páscoa com muito amor e respeito ao próximo. No final do evento, foi servido um café e houve a entrega de donativos, à base de alimentos não perecíveis, ao padre Aglaílton.
Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce