Coreaú e Moaraújo: Ematerce divulga Programa Nacional de Crédito Fundiário
10 de abril de 2013 - 03:00
O escritório da Ematerce, em Coreaú, e o Posto Avançado, em Moraújo, realizaram, no dia 09 de Abril de 2013, uma reunião, com parceiros, para divulgar o Programa Nacional de Crédito Fundiário. Participaram da reunião a assessora regional de Crédito Fundiário, Maria Goretti de Freitas Ribeiro, o agente rural Mário André de Carvalho Lima (Coreaú) e Francisca Paula Gomes (Moraújo), a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coreaú, Maura Machado do Carmo Albuquerque, representante de comunicação do município além da grande quantidade de agricultores, representando as diversas comunidades dos municípios de Coreaú e Moraújo.
A primeira reunião foi realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coreaú e a abertura da reunião foi feita pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maura Machado do Carmo Albuquerque, que deu as boas-vindas aos agricultores, presentes à reunião, e enfatizou a grande importância da discussão do assunto, para os agricultores de seu município.
Na segunda reunião, acontecida no período da tarde foi realizada na sede Posto Avançado, de Moraújo, e a agente de assistência técnica e extensão rural , Francisca Paula Gomes, coordenadora do Posto Avançado, fez a abertura da reunião. Em seguida, a assessora de Crédito Fundiário, Maria Goretti de Freitas Ribeiro, divulgou, aos presentes, que o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário, desenvolve o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que oferece condições, para que os trabalhadores rurais sem-terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento.
Vale ressaltar que o recurso ainda é usado na estruturação da infraestrutura, necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Falou, também, sobre o Programa,como funciona, quem pode participar, as linhas de financiamento, documentação necessária, que propriedades podem ser adquiridas, parceiros etc. Enfatizou que o Pncf articula-se com outras políticas públicas, para estimular o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da Agricultura Familiar.
Quem enquadrar-se, nos critérios do programa, deve procurar o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a Ematerce ou da Agricultura Familiar de seu município. A reunião foi bastante participativa e despertou o interesse por parte de muitas pessoas que nela se encontravam, inclusive foram feitas várias perguntas sobre o assunto explanado.
Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872Twitter @ascomEmaterce