Piquet Carneiro: apoio à geração de emprego e renda na Agricultura Familiar

12 de abril de 2013 - 03:00

Na zona rual do município de Piquet Carneiro, região do Sertão-Central, com apoio da Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará – e da Prefeitura Municipal, desenvolvem-se satisfatoriamente projetos de fortalecimento da Agricultura Familiar, através da geração de emprego e renda, para duas das famílias que integram a Associação Comunitária de Olho d’água.

 

 

 

A criação de galinhas caipiras e a produção de polpa de frutas são iniciativas que ajudam na renda familiar e são comercializadas para uso, na merenda escolar de estudantes, daquele município, como preconiza a Lei nº 11.947/2009 – Fnde, que determina a utilização de, no minimo, 30% dos recursos repassados para a alimentação escolar, na compra de produtos da Agricultura Familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.

 

 O presidente da Ematerce, Engenheiro Agrônomo José Maria Pimenta Lima, acompanhado dos extensionistas Samuel Pimenta e Gilvan Maranhão, além do prefeito Expedito José do Nascimento, visitaram a comunidade, para ver de perto a experiência bem-sucedida. O casal Laurinete Alves dos Santos e Oséas Alves Rodrigues possuem uma pequena criação de galinhas caipiras, retirando, mensalmente, uma renda de R$ 300,00, que ajuda nas despesas da família, que se completa com mais dos filhos menores.

 

Outro casal de agricultores familiar, empreendedor Lindenilda Alves dos Santos, e Osvaldo Alves Rodrigues, que possui um filho menor, produzem polpa de frutas, cultivadas no quintal, como o maracujá, manga, caju, cajá e goiaba. Com a venda dos produtos, destinados à merenda escolar, a família obtém uma renda de R$ 500,00 por mês.      
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-Ceará)

 

 Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce.